PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

UFS desmente declarações do Ministro Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni

Campus Lagarto da UFS

Em entrevista a Globo News, o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, tentou justificar o corte de 30% do repasse de verbas a universidades que fizessem ‘balbúrdia’. Contudo, em sua pífia argumentação, Lorenzoni procurou enaltecer a Universidade Tiradentes desqualificando, com dados falsos, a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

https://youtu.be/3F2OOQL5ook

De acordo com o Ministro, a UFS tem 30 mil alunos, 1.500 doutores em tempo integral, nem um curso de Mestrado e Doutorado com nota 5, ao custo de R$ 980 milhões. Os dados apresentados, contudo, estavam errados e foram desmentidos pela reitoria da UFS, que divulgou uma nota de esclarecimento.

Segundo a Universidade Federal de Sergipe, a instituição possui:  “54 programas de Pós-Graduação, quatro deles com nota 5 pela Capes. Aproximadamente 90% dos alunos de mestrado (1.511) e doutorado (724) do estado de Sergipe são da UFS. O número de programas de pós-graduação da UFS saiu de 10 em 2007 para 54 em 2018, um crescimento de 440%”.

Além disso, a nota ainda destaca que, diferentemente do que disse o ministro, “Todas as bases de dados do Ministério da Educação mostram que a UFS tem um desempenho muito acima em relação a outras instituições de ensino superior do estado de Sergipe. Respondemos por 84% do número de pesquisadores de produtividade do CNPq em nosso estado”.

Em relação aos recursos financeiros, a reitoria informou que “os recursos destinados ao funcionamento dos 113 cursos de graduação, 70 cursos de pós-graduação e à assistência estudantil previstos para 2019 somam pouco mais de 100 milhões. Deste total, estão contingenciados 90% da verba para investimentos e 30% do custeio”.

Atualmente, a UFS possui mais de 30 mil alunos distribuídos nos campi de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e N. Sra. da Glória.

Confira a nota oficial da UFS clicando aqui.

 

Publicidade
Publicidade