PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

UFS Lagarto e UNICENTRO realizam pesquisa sobre a voz; saiba como responder

Campus Lagarto da UFS

As professoras Roxane Alencar e Vanessa Veis do Departamento de Fonoaudiologia do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), estão realizando uma pesquisa intitulada “Efeitos do Uso de Máscara na Autopercepção Vocal durante pandemia de Covid-19″. 

De acordo com a UFS Lagarto, a iniciativa busca saber a opinião de pessoas com idades entre 18 e 59 anos, em todo o país; e tem o objetivo de compreender os riscos e consequências vocais com o uso da máscara, e assim, permitir a reflexão dos clínicos acerca de orientações necessárias para o manejo do uso da voz durante a pandemia por Covid-19. 

Segundo Roxane Alencar, a ideia para a pesquisa surgiu ao perceber a dificuldade que as pessoas passaram a apresentar com o uso das máscaras.

“O uso de máscara pode acarretar barreira na amplificação vocal e gerar um efeito compensatório de aumento da intensidade vocal. Por sua vez, o uso da voz em forte intensidade, sem treinamento, é realizado por meio de ajustes musculares incorretos, tensão excessiva da musculatura da laringe,e, com isso, desencadear desconfortos e fadiga vocal”, observa.

A mencionada dificuldade, segundo a docente, pode ser ainda mais prejudicial para profissionais que permanecem em atividades presenciais e que utilizam muito a voz, como repórteres e comerciários. Por isso, se você se interessou pela pesquisa e possui idade entre 18 e 59 anos, responda a pesquisa por meio deste link, até o próximo domingo (31).

Publicidade
Publicidade