PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

UFS notificará por SMS os infectados pela Covid-19 em Lagarto

Em Lagarto, a testagem populacional foi realizada na Praça do Tanque Grande

Como anunciado pelo Portal Lagartense, na última quinta-feira, 7, a Universidade Federal em Sergipe (UFS) realizou 400 testes para o novo coronavírus (Covid-19) em Lagarto. O resultado sai entre cinco e sete dias e aqueles que testarem positivo serão notificados por uma mensagem de SMS.

Em Lagarto, a testagem populacional foi realizada na Praça do Tanque Grande

Já a Prefeitura de Lagarto também tomará conhecimento sobre o infectado, onde mora, além de dados como nome, número de telefone, endereço etc. Com isso, equipes da Secretaria de Saúde e da UFS entrarão em contato com o paciente para dar todas as orientações que estão de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como a ação faz parte de um projeto da UFS que visa fazer um mapeamento, ou seja, obter uma visão sobre o alcance do coronavírus no estado e auxiliar na criação de métodos de monitoramento e prevenção, os testes foram feitos em cidadãos que se enquadravam em três grupos distintos: de 0 a 19 anos; de 20 a 39 anos; de 40 a 59; e o último grupo a partir dos 60 anos.

Já as amostras de sangue foram encaminhadas para o campus São Cristóvão da UFS, onde serão analisados em laboratório. No procedimento, haverá a retirada do soro do sangue e com isso será possível fazer a dosagem de anticorpos, podendo, assim, confirmar até mesmo se o paciente já teve contato ou não com o coronavírus, e se houve o contato, a testagem pode identificar se o paciente adquiriu imunidade do próprio organismo.

A testagem tem o objetivo de contribuir com a construção de um mapa sobre a situação da pandemia no estado

Cabe destacar que o projeto de testagem da UFS contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto, bem como da Justiça do Trabalho, que destinou mais de R$ 1 milhão – oriundos de sanções pecuniárias depositados em conta judicial – para a realização de 7.500 testes em vários municípios sergipanos. Simão Dias, por exemplo, receberá o projeto no próximo sábado, 9.

Publicidade
Publicidade