PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Último FPM de julho destinado às prefeituras serão 14,66% menor

DINHEIRO

Informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) dão conta que o repasse da terceira e última parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de julho às prefeituras de todo o país, previsto para ocorrer no próximo dia 31, terão uma queda de 14,66%. Os dados, segundo o órgão, foram colhidos junto a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

“Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que a transferência constitucional será de R$ 1.889.554.784,92, com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, explicou a CNM.

O presidente da CNM,  Glademir Aroldi, destacou que por conta do Imposto de Renda (IR) – uma das duas bases do FPM – o primeiro repasse teve aumento de 21,55%. “Mesmo com o IR, o acumulado do mês fechou negativo, em relação ao mesmo período do ano anterior”, disse.

Para o mês de julho, o FPM teve uma redução de 1,42%. Entretanto, diante de sucessivas quedas, o presidente do CNM esteve reunido com representes do governo federal e falou de sua preocupação com a possibilidade de a economia não começar a dar sinal positivo.

Vale ressaltar que para muitos Municípios, sobretudo os de pequeno porte, os repasses do FPM são praticamente as suas únicas fontes de receita, a qual é utilizada, entre outras coisas, para pagar os servidores e manter a execução dos serviços públicos.

Publicidade
Publicidade