A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou, no último sábado, 8, mais uma edição da tradicional corrida ‘Volta da UFS’, reunindo servidores, estudantes e colaboradores em um percurso de 5 km pelo campus de São Cristóvão. A atividade, organizada pelo Clube de Corrida da UFS e pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), contou com uma estrutura renovada, entrega de kits, massagem, sorteio de brindes e apresentação musical, consolidando-se como um momento de integração, lazer e incentivo à prática esportiva dentro da instituição.
Durante todo o evento, que iniciou às 16h30, o clima foi de celebração e companheirismo. Em meio às largadas e torcidas, participantes destacaram o prazer de ocupar os espaços do campus de forma diferente, associando o esporte ao bem-estar físico e emocional.
“Faço parte do Clube de Corrida da UFS há algum tempo e, mesmo não tendo feito treinos específicos para a prova dos 5km, a energia do momento me contagiou. Não esperava ser a campeã, mas fiquei super feliz com o resultado”, contou Eloar Barreto Feitosa Sá, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da UFS (RENOEN), vencedora da categoria feminina em 2025 e 2º lugar em 2015.
Para Pedro Lucas Souza de Novaes, estudante do 8º período de Engenharia da Computação e campeão da categoria masculina, a ‘Volta da UFS’ era um objetivo a ser alcançado.
“Foi uma experiência muito boa. Venho treinando, com foco, melhorar minha performance na corrida, e participar da Volta da UFS foi uma ótima oportunidade de colocar isso em prática. Larguei com o objetivo de dar o meu máximo, mas não esperava que esse máximo me levaria ao primeiro lugar. Fico feliz por ter conquistado esse resultado, principalmente por ser dentro da UFS”, explicou.
A presidente da Fapese, professora Maíra bittencourt, ressaltou a importância da parceria com a UFS e o impacto da ‘Volta da UFS’ na construção de uma cultura de bem-estar e integração comunitária.
“A Volta da UFS é uma celebração coletiva do que somos enquanto universidade pública. O evento simboliza o reencontro entre servidores, estudantes e colaboradores em torno de valores que vão além do esporte: cooperação, convivência, pertencimento e orgulho institucional. É uma forma de reafirmar que a UFS não é apenas um espaço de ensino, pesquisa e extensão, mas também de convivência, saúde e afeto”, destacou a presidente.
Ela disse ainda que, para a Fapese, apoiar iniciativas como a ‘Volta da UFS’ é uma forma de “materializar nossa missão de contribuir para o desenvolvimento integral da comunidade universitária. A Fundação compreende que ciência e tecnologia caminham junto à saúde, equilíbrio e convivência”, completou.
Fonte: Ufs





