PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Xeque-Mate: mais um empresário é colocado em liberdade

xeque-mate-foto-ssp-se-3-11062019

Momento em que policiais cumpriram os mandados judiciais (Foto: Arquivo Ascom SSP/SE)

Mais um empresário acusado de envolvimento com suposto esquema para desviar recursos públicos no município de Carira está em liberdade. O empresário Robson Lopes de Oliveira, ex-prefeitos do município e outros empresários foram presos no dia 11 último por determinação do juiz da Comarca de Carira, atendendo pedido do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) da Polícia Civil de Sergipe.

Na sexta-feira, 14, o desembargador Edson Ulisses de Melo concedeu liminar pela libertação do empresário. Mas, conforme explicações do advogado Glover Rúbio dos Santos Castro, que atua na defesa, o empresário permaneceu preso por falta da expedição do alvará de soltura, que deveria ter ocorrido na mesma sexta-feira. Mas um problema no sistema prisional, o alvará deixou de ser emitido, de acordo com o advogado.

Somente no domingo, 16, o advogado conseguiu êxito ao provocar novamente o Poder Judiciário, informando que um equívoco no sistema prisional impediu a emissão do alvará de soltura. O desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite apreciou o pedido da defesa e assim determinou a emissão do alvará de soltura, em cumprimento à decisão anterior proferida pelo desembargador Edson Ulisses de Melo.

Com esta nova decisão, o alvará foi emitido e o empresário foi colocado em liberdade na tarde do domingo, 16.

Relembre o caso

Na terça-feira da semana passada, 11, a equipe do Deotap com articulação do Ministério Público Estadual, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), desencadeou a Operação Xeque-Mate para cumprimento de mandados judiciais, que incluiu a prisão de mais de dez pessoas. Entre elas, estão três pessoas da mesma família: os ex-prefeitos João Bosco Machado e Diogo Menezes Machado [o primeiro é pai do segundo] e Diego Menezes Machado, também filho de João Bosco. Eles foram colocados em liberdade na sexta-feira, 14, por decisão liminar do desembargador Edson Ulisses de Melo.

O grupo, que teria o patriarca como principal líder da suposta organização criminosa, seria responsável por desvio de recursos públicos que teriam provocado um prejuízo avaliado em R$ 20 milhões aos cofres públicos do município de Carira.

Publicidade
Publicidade