PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Zoonoses de Lagarto inicia as atividades de combate à esquistossomose (barriga d’água) no Povoado Brasília

combate_à_esquistossomose

Deverão fazer exames os moradores que já frequentaram ou frequentam áreas de risco, com a presença de criadouros de caramujos transmissores da doença, nas lagoas, represas, açudes, riachos ou rios, com caramujos, para nadar, pescar, trabalhar ou simplesmente para lazer.

combate à esquistossomose

No Povoado Brasília, existem muitas pessoas contaminadas por meio de contato com as coleções hídricas onde vivem caramujos hospedeiros intermediários da doença, como em córregos, lagos, tanques, riachos e rios. A esquistossomose ou barriga d’água é uma doença grave, causada por um verme chamado Schistosoma mansoni que vive nas veias do fígado. Se a pessoa não for tratada, o fígado e o baço aumentam de tamanho, podendo levar à morte.

Não há vacina para a esquistossomose. 

O Programa de Controle da Esquistossomose é uma atividade complementar à vigilância de rotina da doença. Foi implantada no Município de Lagarto em 1990 com a finalidade de divulgar mais amplamente a doença, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento, bem como aumentar a captação precoce de casos (sintomáticos e assintomáticos), a partir das ações municipais, garantindo o tratamento e verificação de cura de todos os casos detectados.

“Quando o agente de endemias passar em sua residência atenda e colabore com as informações do boletim e receba o coletor plástico para colocar as fezes. No dia seguinte será recolhido para ser encaminhado ao laboratório do município responsável pelo diagnóstico”, informou o gerente do Centro de Zoonoses, Amilton Fontes.

“Na próxima semana, estaremos visitando as escolas do Povoado Brasília para realizar palestras educativas, distribuir folhetos sobre a doença e esclarecer quais são os cuidados que todos devem tomar para se prevenir”, concluiu.

Publicidade
Publicidade