PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

1ª CIPA HUL: integrantes passam por programa de treinamento

302010

Aconteceu esta semana no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) o curso de formação dos integrantes da 1ª Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade hospitalar, gestão 2018/2019, com atividades práticas e conteúdo mínimo obrigatório de temas específicos.

Dentre as temáticas ministradas, coleta seletiva e sustentabilidade; noções sobre acidentes e doenças do trabalho; segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde; estudo do ambiente e condições de trabalho; e legislação trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho.

“Com o treinamento expandimos o conhecimento para as questões da área de percepção de risco relacionadas às condições de segurança e saúde do nosso hospital”, observa Douglas Kikuchi, integrante da comissão de treinamento e engenheiro de Segurança do Trabalho do HUL. “Com o curso da CIPA a nossa comissão está preparada para auxiliar a SOST (Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho) na busca de soluções para regularizar possíveis inconveniências existentes na unidade que possam materializar acidentes de trabalho e/ou doenças ocupacionais”, ressalta.

A CIPA é uma comissão de prevenção de acidentes que analisa a aplicabilidade de melhorias nas condições do ambiente do trabalho, planejando e adotando medidas preventivas a fim de evitar acidentes e doenças decorrentes da atividade laboral.

A instalação da 1ª CIPA do HUL aconteceu agora no final de agosto, ficando definida na oportunidade uma agenda de reuniões mensais e treinamento para todos os membros da comissão. Uma das ações será mapear as várias áreas do hospital identificando riscos ergonômicos, biológicos, físicos e químicos.

A necessidade de constituição da comissão está prevista em legislação específica, que no caso do HUL estabelece um quantitativo de 16 representantes, entre titulares e suplentes, sendo quatro titulares e quatro suplentes eleitos pelos empregados, com o mesmo quantitativo e formação sendo indicado pelo empregador (Ebserh). 

Publicidade
Publicidade