PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Ação de promoção de saúde bucal beneficia pacientes e acompanhantes no HUL

hul médico

Com realização de palestras educativas sobre higiene bucal e entrega de panfletos educativos sobre a saúde bucal da criança, do adulto e do idoso, ação em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista envolveu e beneficiou pacientes e acompanhantes das clínicas Médica e Pediátrica do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS).

Durante a iniciativa, acadêmicos e profissionais desenvolveram ações de educação em saúde bucal como a escovação dentária supervisionada, o ensino da técnica correta de escovação dentária e orientação quanto ao uso do fio dental. A ação faz parte das atividades da Semana do Cirurgiã-dentista, em comemoração ao dia do cirurgião-dentista, que ocorre em 25 de outubro.

O objetivo da iniciativa foi a importância da prevenção com foco na adesão às práticas de autocuidado em saúde bucal nos pacientes e acompanhantes. Além disso, as ações à beira do leito nas clínicas permitiram a integralidade do cuidado e o fortalecimento do vínculo entre os usuários e a equipe de saúde.

“Achei muito bom eles virem até aqui”, comentou a acompanhante Ester Maria da Conceição, durante as atividades de educação em saúde. “A higiene é importante em todos os sentidos”, disse. Opinião comungada pelo usuário Antonio Santos da Silva. “Nem todo mundo sabe fazer a escovação correta, daí a importância dessa ação que orienta a gente sobre como fazer corretamente”, observou. “Eles foram ótimos”, avaliou.

A iniciativa envolveu a cirurgiã-dentista do HUL, Dra Rosany Larissa Brito de Oliveira em conjunto com a Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar e Traumatologia de Sergipe (LAOHT), que é coordenada pelo professor Dr. Paulo Henrique Luiz de Freitas.

“A realização de ações coletivas de saúde bucal é de extrema importância, especialmente no ambiente hospitalar”, ressaltou Rosany Brito, lembrando que a presença do cirurgião dentista dentro da equipe multidisciplinar da unidade hospitalar visa melhorar efetivamente o quadro de saúde geral dos pacientes. “Visto que diversas manifestações na cavidade bucal podem surgir a partir das condições sistêmicas, e diversas enfermidades sistêmicas também podem surgir a partir das condições orais”, enfatizou.

Para auxiliar na implantação da Odontologia Hospitalar no HUL, recentemente o professor Dr. Felipe Rodrigues de Matos, coordenador do Curso de Odontologia da UFS Lagarto, e o professor Dr. Paulo Henrique Luiz de Freitas, coordenador da LAOHT cederam alguns materiais para a unidade hospitalar, a exemplo de materiais cirúrgicos e restauradores.

Odontologia hospitalar

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), as áreas de inserção do profissional habilitado em Odontologia Hospitalar incluem atuação em equipes multiprofissionais na promoção da saúde baseada em evidências científicas, de cidadania, de ética e de humanização; prestação de assistência odontológica a pessoas em críticos; como também a pacientes em regime de internação, ambulatorial, domiciliar, urgência e emergência.

O CFO preconiza ainda que esse profissional está habilitado a atuar em caso de emergência médica (suporte básico de vida); na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo; incrementando e estimulando pesquisas que permitam o uso de novas tecnologias, métodos e fármacos no âmbito da Odontologia Hospitalar; e, ainda, atuando e integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde em ambiente hospitalar.

Publicidade
Publicidade