PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Anatel inicia bloqueios de celulares sem certificação em Sergipe

frame_00_26_04.277_2

No mês de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já havia informado que neste domingo (24) os aparelhos celulares sem certificação da agência seriam desligados em 15 estados, incluindo Sergipe.

A Anatel informou que a medida vale apenas para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir de 7 de janeiro deste ano, para não prejudicar as pessoas que adquiram aparelhos irregulares anteriormente.

A ação faz parte do Projeto Celular Legal, que está na última fase e foi iniciado no mês de setembro. Foram enviados mais de 530 mil mensagens de aviso de desligamento a celulares irregulares.

Os celulares considerados piratas são aqueles não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity) — que é o número de identificação do aparelho — adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.

A Anatel consegue identificar celulares irregulares porque tem um sistema informatizado, trabalhando em parceria com operadoras de telefonia e fabricantes, e identificando aparelhos irregulares em uso na rede.

Ao todo, 244.217 celulares em todo o país já foram bloqueados . Segundo a Anatel, isso garante mais segurança ao usuário e também reduz o número de roubos e furtos de aparelhos, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs.

Celular irregular

O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual.

Ainda segundo a Anatel, um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários. Os celulares irregulares também podem atrapalhar os sistemas de comunicação.

Mensagem com o número do IMEI que aparece ao ser digitado o código '*#06#' no celular — Foto: Victor Vidigal/G1

Mensagem com o número do IMEI que aparece ao ser digitado o código ‘*#06#’ no celular 

O que fazer?

No Portal da Anatel é possível verificar se o celular está legal ou se apresenta alguma irregularidade. Antes, é preciso ter o número do IMEI para saber se há algum registro de impedimento no aparelho.

O IMEI é o código composto por 15 números utilizado internacionalmente que permite identificar a marca e modelo do aparelho. Ao efetuar a compra de um aparelho, também é possível descobrir se o seu celular tem a certificação da Anatel discando *#06# e comparando o número com o IMEI da nota fiscal.

O que é IMEI — Foto: Arte/G1

Publicidade
Publicidade