PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Belivaldo ganha direito de resposta no programa eleitoral de Valadares Filho

TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), em decisão assinada   pela Juíza Relatora Brígida Declerc Fink, determinou que o candidato a governador Valadares Filho (PSB) deixe de veicular vídeo de campanha em que apresenta dados inverídicos de uma pesquisa eleitoral. Na mesma decisão, o TRE/SE concedeu a Belivaldo direito de utilizar um minuto do programa eleitoral de TV do candidato do PSB para apresentar resposta.

Como a veiculação da propaganda impugnada pela Justiça Eleitoral foi exibida na última segunda-feira, dia 1º, no bloco noturno da propaganda eleitoral na TV, o direito de resposta de Belivaldo será apresentado, em mesmo turno, no programa que o candidato do PSB levará ao ar na tv, nesta quarta-feira (3), o último antes do primeiro turno.

Em uma outra decisão, publicada nesta segunda-feira (1º), a Justiça Eleitoral já havia determinado ao candidato Valadares Filho a retirada imediata de postagem feita em seu perfil no instagram, na qual apresentava a mesma informação equivocada que levou ao programa de TV, o mesmo que foi contestado pelo TRE/SE.

A Justiça Eleitoral acatou os argumentos da defesa de Belivaldo, a qual indicou que a propaganda de Valadares Filho não observou os requisitos legais para divulgação de dados de pesquisa de intenções de voto, “induzindo o eleitor a erro quanto ao desempenho do candidato aos demais”, sustentaram os advogados da coligação Pra Sergipe Avançar.

Para conceder o direito de resposta a Belivaldo, a Justiça considerou, também, o argumento apresentado pela defesa do governador e candidato à reeleição, segundo o qual a pesquisa divulgada na propaganda impugnada não mencionou qualquer dado concreto e, de maneira vazia e atécnica, revelou fatos inverídicos, passando aos eleitores uma realidade inexistente.

Sem querer aceitar o crescimento acelerado da candidatura de Belivaldo, o candidato Valadares Filho, em consolidada trajetória de queda nas pesquisas de intenções de voto – como apontou levantamento feito pelo IBOPE e divulgado no último dia 20 de setembro pela TV Sergipe (queda de 2 pontos), e a pesquisa do DATAFORM publicada na última segunda (queda de três pontos) -, tentou viciar o processo eleitoral e enganar os eleitores sergipanos com a divulgação de uma “pesquisa fake”.

Publicidade
Publicidade