PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Campus da UFS Lagarto forma primeira turma de Medicina

FOTO EUGENIO BARRETO (2)

A noite de terça-feira, 28, foi um momento histórico para 45 alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe do Campus de Lagarto. Após seis anos de muitos estudos, a primeira turma de Medicina colou grau e fez história, sendo a partir de agora um espelho para as próximas que virão a estudar lá. A formatura aconteceu no Centro de Vivência da UFS, em Lagarto, e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, no ato prestigiando os novos médicos representando o governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Para o secretário Josué Modesto, que foi reitor da UFS no período de 2004 a 2012, essa formatura foi uma grande conquista para os alunos e para a Universidade Federal de Sergipe. “Vim em nome do governador dar um abraço fraterno nesses formandos. Essa festa muitos nos honra. É a mostra da vitória de uma política de um determinado momento do país em que se deu a expansão e interiorização das universidades, a implantação da política de cotas. Tivemos aqui uma mostra desse êxito. A medicina está se interiorizando, a cidade de Lagarto mudou. É um momento de muita alegria poder comemorar essa política educacional extremamente vitoriosa”, disse.

O reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, falou um pouco sobre a história da construção do Campus de Lagarto e agradeceu a todos os que colaboraram para a sua concretização. Ele se dirigiu aos formandos com palavras positivas e incentivadoras. “Esta noite estamos materializando aquilo que para muitos era um sonho. Aquilo que era algo pouco imaginado por muitos é hoje uma obra concluída. Essa vitória dos alunos vem do esforço e do mérito pessoal de cada um e do apoio de suas famílias. Hoje saem daqui sujeitos prontos para perceber e aliviar a dor do próximo”, declarou.

Incentivo da Escola Pública

Acompanhados dos seus familiares, paraninfos, patronos e convidados, os estudantes entraram vestidos de beca para a colação de grau. Após o juramento de Hipócrates, que todo formando em Medicina faz, e os discursos de alguns estudantes e professores, cada um se dirigiu para pegar o diploma.

Um desses formandos foi o aluno João Santos Costa, que se destacou por ser um aluno oriundo da escola pública e ganhar notoriedade em rede social por prestar um depoimento sobre sua condição de vida até chegar a se formar. Ele, que veio de uma comunidade quilombola, é filho de lavradores, nascido e criado na roça, estudou o ensino médio no Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, em Simão Dias, e também fez o Curso Pré-Universitário, que segundo ele, ajudou bastante em sua aprovação. O formando não poupou elogios à importância do ensino público em sua preparação.

“Hoje estou concluindo o curso de Medicina e sou muito grato à escola pública por tudo o que ela me proporcionou. Muitos pensam que isso é algo impossível quando se é uma pessoa pobre e vindo da escola pública. Estou aqui para provar que é possível, que eu consegui. Agradeço muitos aos meus colegas, professores e gestores das escolas por onde passei”, afirmou.

O seus pais, Josefa Maria dos Santos e Mário César da Cruz Costa, estavam bastante emocionados. “Para mim é muita emoção e alegria. Ele sempre foi muito estudioso, inteligente, e graças a Deus hoje está realizando o sonho de se formar em Medicina”, disse.

Presenças

Estiveram presentes à solenidade de formatura o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro; a professora Mércia Alves da Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz; o professor Dilton Cândido Santos Maynard, Pró-Reitor de Graduação, o professor Mário Adriano dos Santos, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; professora Adriana Andrade Carvalho, diretora do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho; entre outros convidados.

Publicidade
Publicidade