PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Casos da Bactéria H Pilory em Tobias Barreto pode está relacionado a água da cidade

h-pylori_23688_l
Na edição da semana passada o CINFORM denunciou a situação da água na cidade de Tobias Barreto, Agreste sergipano, com muita lama a água só é usada para escovar os dentes, tomar banho e lavar roupas, para se alimentar somente água mineral comprada. Mas esse não é o único problema na cidade. Segundo nossas entrevistadas, diversas pessoas contraíram a bactéria Heliobacter Pilory, que se aloja na mucosa do estomago.
A cabeleireira Maria Luciene por enquanto ainda não contraiu a bactéria, porém sua irmã e seu cunhado sim. Já a comerciaria Andrelma Oliveira sofreu ao contrair a bactéria que pode causar gastrite crônica e até ulcera. Maria Dolores contraiu a H Pilory (nome popular) há alguns anos, o gastroenterologista lhe informou que o modo de contagio foi através da água. “Meu médico disse ‘Dona Dolores isso pode ser da água, pois nós estamos morando em um chiqueiro’. E eu falei que não usava a água para lavar alimentos e cozinhar, porém ele disse que ao escovar os dentes e tomar banho também era possível contrair”.
O CINFORM procurou a Secretária de Saúde da cidade para confirmar a informação. Segundo a secretaria, Emanuelly Carvalho, informou que a secretária não tem conhecimento de nenhum surto na cidade. “Não se tem um dado estatístico hoje, um levantamento de quantas pessoas têm H. Pilory, até porque a gente não faz esse levantamento. Eu não tenho conhecimento e nem fui alertada pelos médicos da rede. Porque hoje temos 15 unidades de saúde, então eles estão diariamente vendo a situação de saúde da população e se fosse diagnosticado algo de anormal já teria alertado a secretaria”, explica.
H PILORY
A Heliobacter Pilory é uma bactéria que se aloja na mucosa gástrica e induz a doenças como gastrite crônica e até ulcera. Segundo o gastroenterologista, René Pereira, os sintomas vão depender da doença que a bactéria induz e que além da gastrite em da ulcera, há indícios que a H. Pilory está relacionada ao câncer de estomago. “Há um grau de evidencia equivalente dessa bactéria semelhante ao fumo com o câncer de pulmão em ralação ao câncer gástrico e há evidencias que ela é a causadora principal do lifoma malte que é outro tipo de câncer de estomago”, alerta. 
O gastro explica que a forma de contaminação da doença geralmente é por alimentos contaminados, principalmente as carnes, o que não exclui a possibilidade de contrair a bactéria através da água. “A contaminação pela HP tem correlação direta com baixo nível sócio econômico e condições sanitárias ruins, água tratada é o baixo para tudo. O acondicionamento dos alimentos e cuidados com o preparo também”, explica Réne Pereira.
Fonte: Cinform
Publicidade
Publicidade