PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Como o medo da violência e os traumas afetam a saúde dos brasileiros?

saudebrasileiros1110

Transtorno do estresse pós-traumático: o susto, o medo, a notícia de uma perda inesperada. São situações que fazem parte do cotidiano de milhares de brasileiros que convivem com a violência nas grandes cidades, por exemplo. Isso também pode acontecer em eventos, como a tragédia da creche em Janaúba, no norte de Minas Gerais.

Os sintomas do estresse pós-traumático podem afetar todo o organismo. Dois psiquiatras discutiram o assunto no Bem Estar desta terça-feira (10) – Luciana Siqueira e o consultor Daniel Barros. O que podemos fazer?

Depois que uma pessoa sofre um estresse muito grande, qualquer situação que lembre aquele fato ruim dispara o mecanismo de alarme. Segundo Barros, os sinais do estresse pós-traumático formam uma tríade – hiperalerta (a pessoa fica sensível a barulhos e a notícias ruins), flash back (a pessoa acha que a situação ruim pela qual passou está acontecendo de novo) e dissociamento social (a pessoa fica apática, indiferente, emocionalmente distante).

Também existem os sintomas físicos, como ansiedade, taquicardia, dor no peito, insônia, pesadelos, perda de peso, perda de apetite, tremor nas mãos e tensão muscular. Quando a pessoa passa por uma situação de estresse muito grande, ela pode apresentar esses sintomas. Entretanto, quando eles permanecem por um mês é preciso procurar ajuda.

E o que fazer quando alguém sofre uma situação de muito estresse?Os médicos explicam que o calmante logo após uma situação de estresse pode aumentar as chances de desenvolver o estresse pós-traumático. Isso porque durante o sono a memória é consolidada e o momento ruim fica guardado como ameaça de perigo. É importante amparar a pessoa.

O tratamento passa por terapia de exposição, quando a pessoa é levada a reviver a situação ruim pela qual passou, seja no local onde tudo aconteceu ou não. Essa terapia torna a pessoa capaz de enfrentar o cotidiano novamente. Além da terapia, podem ser usados antidepressivos e ansiolíticos.

Publicidade
Publicidade