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Como superar as dificuldades financeiras na pandemia

Com um pouco mais de um ano desde que a pandemia do Coronavírus se instalou no mundo, líderes de todos os países tentam lidar com as consequências drásticas deste fenômeno e um dos setores mais atingidos foi a Economia.

Pudemos presenciar no Brasil, o fechamento de muitas empresas, principalmente as pequenas e micros. Contudo, segundo dados do Ministério da Economia o país registrou um saldo positivo de mais de 2 milhões de empresas abertas. Mais de 3.359.750 empresas abriram em 2020, por outro lado, foram fechadas 1.044.696 empresas.

Um dos motivos que contribuíram para esse crescimento foram as medidas de simplificação de abertura de empresas, pois o procedimento de simplificação e desburocratização dos processos para abertura de empresas fomentou novos empreendimentos.

Contudo, esses dados não isentam o momento conturbado que a economia brasileira está enfrentando, com aumento considerável de desempregados por todo o país. De acordo com dados do Governo Federal, a taxa de desemprego alcançou 14,1% no trimestre entre setembro e novembro de 2020.

Em contrapartida, o número de pessoas ocupadas aumentou 4,8% entre setembro e novembro e chegou a 85,6 milhões. Mas, se comparado ao mesmo período de 2019, ainda não houve uma recuperação relevante devido a pandemia.

Quais são os desafios econômicos nesse cenário pandêmico?

Primeiramente, temos que entender que a Economia no geral vem sofrendo com a pandemia. Segundo, são inúmeras as tentativas para recuperar negócios afetados pelo cenário atual, devida as restrições de horários, isolamento social e queda no faturamento, pois muitos empresários se veem a beira da falência.

Muitos desafios têm surgido durante a pandemia e isso tem transformado o cenário econômico. Conforme o Ministério da Economia, foi verificada a abertura de 2.836.670 empresas individuais em 2020, consolidando-se o total de 14.365.547 empresários individuais ativos, incluídos os microempreendedores individuais (MEI).

Futuro incerto

Apesar de alguns dados positivos, tanto o empresário quanto o trabalhador enfrentam a incerteza sobre o futuro. Sem saber quando se findará a pandemia, fica difícil traçar projetos e ambos se vêm sem muitas alternativas.

Pagamentos

Outro ponto diz respeito aos pagamentos em dia, que também se tornou um desafio enfrentado pelas empresas, pois atrasos nos pagamentos de fornecedores e parceiros tem acontecido com muita frequência, o que influencia diretamente na paralisação da folha salarial dos funcionários internos, comprometendo ambas as partes nessa relação empresa-funcionário.

Algumas empresas estão usando como estratégia as férias coletivas, utilizando banco de horas ou antecipando feriados, conforme previsto na Medida Provisória editada pelo Governo Federal, e às vezes, a demissão pode ser a única saída. 

Queda de faturamento

Não podemos deixar de destacar a queda de faturamento que as empresas encaram na pandemia. Em alguns setores essa queda se acentuou, entretanto, o e-commerce está em ascensão.

Esses fatores prejudicaram diretamente os trabalhadores e para driblar o desemprego, muitas famílias têm buscado outras fontes de renda, migrando para a informalidade e para os meios digitais, abrindo uma loja virtual, investindo em sistema delivery, prestação de serviços essenciais do dia a dia, entre outros métodos.

Como superar esses desafios?

Diante de tantos desafios, é preciso pensar e buscar soluções conscientes em relação ao momento. Usar a criatividade, buscar alternativas e trabalhar ideias inovadoras podem ajudar a superar as dificuldades financeiras.

Para ajudar a escolher as melhores estratégias para serem aplicadas no seu negócio, listamos algumas dicas a seguir.

Reduza gastos

O momento pede redução de gastos, então evite despesas que não sejam extremamente necessárias e poupe o máximo de reserva possível. Estamos passando por um período muito instável, por isso, é importante se preparar para o futuro.

  • Reúna sua equipe, deixe claro o que está acontecendo e solicite a ajuda deles para economizarem materiais, água, luz, entre outros.

  • Compre materiais mais básicos e com custo menor.

  • Reduza também gastos com planos de telefonia e internet.

Priorize as pessoas

Estamos numa fase cheia de restrições e isolamento social, então priorize as pessoas que trabalham para você.

  • Opte por realizar o pagamento da folha salarial para depois cumprir com as demais obrigações.

  • Entre em contato com seus fornecedores e credores, converse sobre uma possível negociação.

  • Outra alternativa é antecipar as férias dos funcionários, além de usar o banco de horas.

  • Reduza a jornada de trabalho dos colaboradores, pois é melhor que eles trabalharem menos horas por dia do que ficar sem emprego.

  • Adote home office: se sua empresa tem essa possibilidade, é uma ótima saída para reduzir os custos na empresa, além de manter o quadro de funcionários ativo.

Faça uma projeção de despesas

Por mais complicado que seja pensar em como projetar futuras despesas em meio ao caos da economia por conta do Coronavírus, ainda assim, vale a pena colocar no papel para visualizar futuros gastos.

Desta forma, você poderá se preparar financeiramente para arcar com as despesas fixas e deixar para segundo plano outros tipos de gastos.

Segure os investimentos

Se novos investimentos estavam em seus planos para 2021, sugerimos aguardar mais um pouco. Afinal, qualquer dinheiro poupado neste momento pode fazer a diferença para sua empresa futuramente.

Linhas de crédito para capital de giro

O Governo Federal ofereceu linhas de créditos para as pequenas e microempresas, a fim de fornecer capital de giro para se sustentarem. Verifique qual a melhor opção para sua empresa.

Uma empresa que tem capital de giro atravessa com mais tranquilidade as adversidades financeiras. Porém, é primordial se programar para não ter problemas mais para frente.

Invista no conceito Phygital

Agora é hora de ser criativo diante da dificuldade financeira. As vendas digitais, tanto de serviços quanto de produtos, têm crescido muito durante a pandemia.

O Phygital está muito em alta, pois proporciona maior interação entre as marcas e os consumidores. Esse termo vem da junção de “physical”, que em inglês significa físico, com “digital”. Ou seja, representa a conexão que existe entre os dois mundos que vivemos: o digital e o físico.

Muitas empresas têm utilizado essa estratégia para driblar a crise financeira durante a pandemia. Da mesma forma, trabalhadores que perderam seus empregos também têm apostado em seus próprios negócios, como por exemplo, abertura de uma loja virtual.

Venda vouchers

Com certeza essa estratégia é inteligente e muito usada por boa parte dos prestadores de serviços de beleza, restaurantes e consultórios em geral.

O objetivo é que o cliente pague agora, recebe um desconto e pode usar o voucher para usufruir do serviço quando quiser. Assim, você garante um capital de giro.

Promoções

Sabe aqueles produtos que estão parados no estoque e você não sabe o que fazer? Uma saída é fazer promoções oferecendo entrega em domicílio.

Utilize as redes sociais para divulgar sua loja virtual ou para oferecer seus serviços. Você conseguirá movimentar e controlar o estoque, se livrar dos produtos parados e ainda, adquirir capital de giro.

Sistema de entregas

Falando em oferecer entrega em domicílio, se sua empresa tem essa opção, é hora de investir num sistema de entregas. Use a abuse das redes sociais como ferramentas de estratégias.

Devido às restrições, as pessoas têm saído cada vez menos de casa. E isso levou muitos setores comerciais a oferecerem aos clientes uma entrega no conforto da sua casa.

Conclusão

Nossa prioridade é evitar o contágio do Covid-19 e preservar vidas, mas as empresas também estão sofrendo as consequências desse período pandêmico.

Elas têm lutado para superar as dificuldades financeiras, garantir empregos e retomarem suas atividades econômicas após a pandemia.

Por fim, estude com calma as melhores estratégias para seu negócio enfrentar esse período que em breve passará.

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