PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Consumo de gás natural cresceu 3,2% no mês de julho, em Sergipe

Petrobras-inicia-processo-de-abertura-do-setor-de-gás-natural-no-Brasil-1030x684

Uma análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, divulgado nesta quinta-feira (5), com base nos dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), apontou que foram consumidos, no mês de julho desse ano, uma média de 255,7 mil metros cúbicos (m³) de gás diário em Sergipe.

Segundo o levantamento, o consumo de gás foi 3,2% superior ao registrado no mês anterior, entretanto, em comparação com o mesmo mês do ano anterior de 2016, houve retração de 9,5%.

A pesquisa afirma que o consumo médio das indústrias sergipanas foi de 161,6 mil m³/dia, maior 6,6%, na comparação mensal, porém com retração de 13,2%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (julho/2016).

“O gás natural tem potencial imenso para ser a fonte energética a impulsionar, de forma sustentável, a economia brasileira. Há uma perspectiva positiva de gradual aumento de oferta e o País precisa criar uma política que incentive a demanda”, diz Augusto Salomon, presidente da Abegás.

Consumo de gás por segmento em julho de 2017

Analisando por segmento, o consumo nas indústrias continua tendo a maior participação (63,2%), seguido pelo consumo automotivo (postos), com 32,5%. Em conjunto, estes segmentos responderam por mais de 95,7% do total de gás consumido em Sergipe.

O consumo do segmento veicular somou 83,2 mil m³/dia, apresentando retração de 3,3%, em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a retração chegou aos 4,3%. Já o consumo de gás natural para cogeração ficou em 1,4 mil m³/dia, o que representou recuo, na comparação mensal, de 16,4%. Já na comparação anual (julho/2016), foi registrada redução de 30,5%.

Nas residências e no comércio, o volume consumido foi de 5,8 e 3,7 mil m³/dia, respectivamente. Para as residências, o consumo de gás apresentou expansão de 14,7%, já no comércio, o consumo foi 10,3% superior, ambos em relação ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano anterior (julho/2016), o consumo residencial ficou 29,3% acima, enquanto o consumo comercial cresceu 19,6%.

G1 *Com informações do Boletim Sergipe Econômico.

Publicidade
Publicidade