PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Controle de infecção no trato urinário é tema de capacitação no Hospital Universitário

FOTO X2 CAPACITAÇÃO ANA TAISE

Ação de capacitação realizada ao longo desta semana no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) discutiu as boas práticas no controle de infecções do trato urinário associadas ao cateterismo vesical no que se refere à inserção, manejo e remoção do cateter. A iniciativa foi voltada para todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência direta ao paciente. 

As capacitações, ocorridas na sala de aula do HUL, aconteceram nos períodos matutino, vespertino e noturno para garantir uma participação mais abrangente das equipes que compõem o quadro funcional da unidade hospitalar. O objetivo é fomentar a cultura organizacional de segurança do paciente e otimizar a qualidade da assistência prestada.

Estudos afirmam que a adoção efetiva de estratégias básicas de prevenção como a capacitação da equipe diretamente envolvida na inserção, manejo e remoção do cateter vesical – bem como a implementação de boas práticas no controle de infecções do trato urinário – são capazes de reduzir substancialmente a ocorrência desse tipo de infeção.  Práticas essas, que contribuem tanto com a redução do tempo de internação hospitalar quanto para a diminuição dos custos gerados para os estabelecimentos de saúde. 

“O nosso principal objetivo é manter os profissionais de saúde atualizados no que diz respeito às boas práticas de controle de infeções relacionadas à assistência à saúde”, observou Ana Libório, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HUL. “E isso, para que haja mais segurança e qualidade na assistência prestada, gerando, consequentemente, maior satisfação dos nossos usuários”, concluiu. ​

Publicidade
Publicidade