PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Dermatologista dá dicas para evitar estrias na gravidez

materia-183626

O período da gravidez é repleta de emoções para as mulheres. Mas durante a gestação, a medida que o embrião começa a se desenvolver, a barriga consequentemente aumenta seu tamanho, e com isso, é comum que as famosas e indesejadas estrias também comecem a surgir no corpo da mulher.

Mas você sabe porque as estrias aparecem? Se elas podem ser evitadas ou tratadas? O Portal Infonet conversou com o dermatologista Bruno Santana para esclarecer estas e outras dúvidas que são frequentes entre as mamães. Confira!

Portal Infonet- O que são as estrias?

Bruno Santana – As estrias são como cicatrizes. É a ruptura de fibras elásticas e colágenas dentro da pele, que ocorre por causa da distensão [alongamento] mecânica da pele.

Portal Infonet- Porque elas aparecem nas mulheres grávidas?

BS – Você tem uma distensão da pele e esta distensão é maior do que a capacidade de elasticidade da pele. Nossa pele é como um elástico, por isso quando as mulheres engravidam a pele estica e após a gravidez ela retorna ao estado ‘normal’. Mas se a velocidade da distensão for maior do que a capacidade da pele ou se o total da distensão for maior, vai romper fibra colágena e elástica, formando uma cicatriz de dentro para fora sem romper a pele por fora

Portal Infonet- Quais os locais do corpo elas costumam aparecer?

BS- A região do quadril e dos glúteos, e na gestação aparecem na barriga e nas mamas, porque no final da gravidez a mama aumenta de forma rápida por causa da produção de leite.

Portal Infonet- Existe alguma forma de evitá-las?

BS- Não. Estria na gravidez é impossível de ser evitada. A mulher não tem como controlar quanto a barriga dela vai crescer e como vai crescer, se vai crescer rápido ou devagar.

Portal Infonet- E para minimizar o aparecimento, há alguma indicação?

BS- A única coisa que a mulher pode fazer para minimizar um pouco esse risco, é tentar não ganhar tanto peso durante a gestação. Tirando essa questão do ganho do peso, no restante ela [estria] não vai interferir em nada.

Portal Infonet- Então cremes e hidratantes não conseguem evitar o surgimento delas?

BS- Os cremes, loções, óleos, não evitam. A estria se forma na derme profunda então os cremes não conseguem efetivamente chegar no local para resolver o problema.

Portal Infonet- A utilização deles podem prejudicar de alguma forma a gestação ou aumentar a estria?

BS- Não. A única coisa que pode aumentar a estria é o ganho de massa corporal. No caso da gestação, existem algumas substâncias que são proibidas, tem que analisar a composição dos cremes, mas a maioria dos cremes que se indicam para prevenir estrias são hidratantes.

Portal Infonet- E qual é o tratamento ideal para eliminá-las?

BS- Temos os lasers que funcionam, microagulhamento que melhora, tem a tunelização. E quanto mais cedo tratar a estria, melhor. Quanto menos tempo esperar entre a formação dela e o tratamento, melhor o resultado.

Portal Infonet- Se as estrias se modificam com o tempo, o tratamento delas também muda?

BS- Se a estria é muito nova, ela tem a cor rosa, esta é a primeira fase da estria. Então os tratamentos são menos agressivos. Se a estria ficou mais velha e ficou branca, precisaremos de tratamentos que destruam aquelas cicatrizes para que formem novas cicatrizes. Se a estria é mais larga ou mais fina, precisaremos de outro tratamento. Temos que avaliar a cor da estria, a espessura, o tempo e a pele da pessoa.

fonte: Infonet

 

 

Publicidade
Publicidade