PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Dezembro vermelho é marcado por ações de prevenção as doenças Sexualmente Transmissíveis

WhatsApp-Image-2020-12-21-at-08.14.13-1

Por serem multiplicadores da informação e terem um papel fundamental na prevenção a doenças, a equipe do Programa IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou neste domingo, 20, uma ação em parceria com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Sergipe (Apcef-Se), para falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente o HIV, as sífilis adquirida e congênita. Durante o evento foram disponibilizados preservativos e folhetos informativos.

De acordo com o coordenador do Programa IST/AIDS, Almir Santana, este tipo de ação ajuda a conscientizar a população sobre os riscos de infecção ao não se prevenir. “Sempre que fazemos estas ações educativas, temos a esperança que a população vai ficar mais consciente, esperamos reduzir ainda mais o número de pessoas infectadas por essas doenças”, explicou o coordenador.

A enfermeira Damares Souza, que também faz parte do APCEF + SAÚDE, explica o que é a doença e fala sobre a importância do diagnóstico precoce. “O HIV é uma infecção transmitida pelas relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas e objetos cortantes, transmissão vertical de mãe infectada para bebê durante a gestação ou trabalho de parto e durante a amamentação. O diagnóstico precoce, o tratamento e ações de incentivo à testagem são de suma importância para ajudar a população a viver com mais qualidade de vida e longevidade”, afirmou.

“Movimentos como esse é relevante no Dezembro Vermelho, pois é um mês de alerta, a adesão à campanha pelo Clube da Caixa, só reforça os cuidados. Além do preservativo, outros métodos de prevenção serão difundidos durante a campanha, como a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) – medicação que pode ser tomada até 72h depois da exposição a uma situação de risco -, e a Prevenção Combinada, que é o uso de medicamentos que diminuem a carga viral, reduzindo as chances de um portador de HIV transmitir o vírus para outra pessoa durante a relação sexual”, esclarece Almir Santana.

As ações para prevenir as ISTs são realizadas continuamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em vários locais e com o intuito de alertar a população. A enfermeira enfatiza que o evento aconteceu de forma restrita, obedecendo às normas de segurança e seguindo os protocolos sanitários. O Apcef-se é o 1° clube a aderir à Campanha Dezembro Vermelho em Aracaju.

Publicidade
Publicidade