PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Em Sergipe 134 crianças têm o vírus HIV

criançashiv

O Programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), da Secretaria de Estado da Saúde, informou nesta segunda-feira (4), que Sergipe possui 134 crianças com o vírus HIV, outras já manifestaram a doença e somam mais de 40. Aracaju (SE) lidera no número dos casos.

Segundo o médio Almir Santana, coordenador do programa, disse que a capital tem 44,1% dos casos, Nossa Senhora do Socorro 9,48% e Itabaiana 4,50%. O vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que destrói as defesas do organismo, provoca as infecções oportunas e não tem cura.

O médico observa que o número da doença em Sergipe é preocupante e se deve ao comportamento “desleixado” das pessoas em usarem menos o preservativo, com mais parceiros sexual. Disse ainda que os jovens estão começando mais cedo a iniciação sexual e mais da metade não usa camisinha.

Outros números

“A transmissão da doença é maior entre os casais heterossexuais, que somam 3.180 casos contra os 1.120 registrados em homossexuais. As estatísticas indicam que todos nós somos vulneráveis ao HIV e que qualquer pessoa pode ser infectada, caso não se previna”, reforça o médico, informando que os casos entre os bissexuais são 547.

Dados do programa mostram que desde o final da década de 80, Sergipe registra 6.073 casos de Aids e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) atende a mais 164 pacientes portadores da doença de outros Estados, como Bahia, Pernambuco e Alagoas. O número de óbitos chega a 1.443, situação que vem arrefecendo ao longo dos últimos anos, a partir de tratamentos mais eficazes. “Antigamente mais da metade dos doentes iam a óbito”, afirma.

Fonte: G1 Sergipe

Publicidade
Publicidade