PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Escrita: qual a relação de escrever uma autobiografia com o desenvolvimento de um currículo?

Uma das habilidades mais importantes para conseguir se comunicar de forma clara é a escrita. Além disso, conseguir se comunicar de maneira clara e ter um amplo domínio vocabular é uma qualidade extremamente desejável no ambiente profissional.

Portanto, aqueles que sabem como desenvolver uma redação de apresentação pessoal com a temática de um texto falando sobre mim, no caso sobre si próprio, terão grande destaque e vantagens na entrevista de emprego e no desenvolvimento do currículo.

Isso faz com que as atividades relacionadas à matéria de Língua Portuguesa, sobretudo no ensino médio, sejam extremamente importantes para a capacitação de um profissional, através do ensino da escrita, o desenvolvimento da criatividade com a redação e também a gramática.

Com isso, saber como fazer uma redação ‘’quem sou eu’’ em aulas de português, se preparando para o vestibular pode ser uma ótima maneira de começar a se preparar para desenvolver uma redação profissional e escrever um bom modelo de currículo.

Para compreender um pouco mais sobre a maneira como escrever uma redação pessoal, uma redação com o tema quem sou eu ou até uma autobiografia podem contribuir na hora da entrevista de emprego, devemos entender também como fazer uma boa autobiografia.

Quais são os passos mais importantes para desenvolver uma autobiografia?

A plataforma Corrosiva, especializada no desenvolvimento de textos e em dicas para a elaboração de autobiografias afirma que o Currículo, querendo ou não, é um tipo de autobiografia.

Logo, como afirmamos no início da reportagem, ter o domínio de como desenvolver este tipo de texto é essencial para deslanchar a sua carreira profissional.

Portanto, estudar redações, ler, e tentar desenvolver redações e conferir exemplos de redações sobre mim pronta, com esta temática ou temáticas similares, como a biografia de outras pessoas, pode ser derradeiro para elaborar um bom currículo.

Mas como exatamente desenvolver uma boa autobiografia? Quais são os passos, dicas e pontos mais importantes na hora de elaborar este formato textual?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário que a autobiografia ou o currículo estejam em ordem cronológica, mas sim que estejam dispostos e organizados de maneira a destacar feitos, eventos e conquistas interessantes e importantes.

Portanto, pense bastante no título de cada seção e no evento que será relacionado em cada momento do texto. A grande recomendação geral é que fatos relevantes sejam destacados já no início do texto, sobretudo se estivermos falando de um portfólio profissional.

Leia outras biografias

A melhor maneira de se inspirar para produzir um bom material de leitura, seja ele um texto ou um currículo é lendo, tendo domínio de conceitos de gramática e que sejam usadas as expressões ideais para destacar os pontos mais importantes.

No caso de currículos e portfólios, é essencial buscar modelos prontos de currículos para se basear e ter alguma fonte de inspiração para desenvolver seu próprio modelo.

Além da leitura, obviamente, escrever também é uma dica essencial para conseguir passar informações de maneira clara. Portanto, escrever biografias sobre si próprio e biografias sobre outras pessoas pode ser um ótimo treino para destacar as informações certas.

Outra dica importantíssima para o desenvolvimento de uma autobiografia, logo também para o desenvolvimento de um currículo é não fazer seu documento ser uma lista de feitos.

É essencial também cativar o empregador e o leitor de outras maneiras com habilidades, competências, fatos e eventos específicos que ocorreram ao longo da vida, que muitas vezes são obtidas fora de um curso preparatório.

Porque os currículos são uma autobiografia?

Agora que vimos alguns passos para desenvolver uma boa autobiografia e, consequentemente, para desenvolver um bom currículo, por que exatamente o currículo é uma autobiografia?

De maneira simples, o currículo ou portfólio são uma breve biografia para convencer o empregador que suas habilidades, competências e experiências são desejáveis para a vaga em questão.

Além disso, o perfil do profissional também é importantíssimo na hora de se candidatar a uma vaga, de maneira que se comunicar e se apresentar de maneira adequada na entrevista de emprego pode ser derradeiro para a obtenção da vaga.

Levando em consideração que o currículo e o portfólio profissional são documentos que retratam aspectos da vida do profissional em questão, podemos sim enquadrar estes dois como autobiografias com ênfase na esfera profissional da vida da pessoa.

Com isso, saber como escrever este tipo de texto, estudar gramática, praticar a escrita e cultivar o hábito da leitura podem ser fatores extremamente importantes para se comunicar melhor e, consequentemente, estar mais preparado para o mercado profissional.

Publicidade