PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Espaço terapêutico ‘Cantinho da Criança’ promove o bem-estar de pacientes do Huse

pediatria-hise

O processo da internação hospitalar pode gerar impactos na vida de qualquer ser humano, principalmente quando o paciente é uma criança. Para isso é fundamental criar estratégias terapêuticas com a finalidade de promover o bem-estar da criança e possibilitar a humanização do ambiente.

Foi com esse pensamento que o Hospital Pediátrico Dr José Machado de Souza, localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), criou a brinquedoteca que se chama ‘Cantinho da Criança’. Um espaço lúdico e de interação em que todas as crianças do Pronto Socorro (PS) infantil vão para realizar diversas atividades.

De acordo com a gerente do PS infantil, Gabriela Mascarenhas, o lúdico e as atividades desenvolvidas na pediatria têm resultados positivos no tratamento dos pequenos pacientes. “Está cientificamente comprovado de que o tratamento terapêutico na pediatria tem mais resultados quando você traz esse mundo do brincar para a criança. No Cantinho da Criança a gente promove isso, pois tem o tratamento que o hospital já fornece e o espaço lúdico é para auxiliar no desenvolvimento desse tratamento”, explicou.

O Cantinho da Criança funciona nos períodos da manhã e tarde. Funcionários do hospital e voluntários realizam as atividades com as crianças. O brincar no ambiente hospitalar é um recurso importante em que a criança resgata a vida normal antes da internação, além de favorecer a sociabilidade, interação e dinamismo com as outras crianças que enfrentam o processo de internação e adoecimento.

A pequena G.A, 4, folheava um livro de historinhas enquanto aguardava o resultado de um exame laboratorial. Acompanhada da mãe, a estudante Laura Alves, 22, a criança esquecia a dor, enquanto viajava no mundo da imaginação. “Ela chegou aqui na pediatria com dores e já está sendo medicada. Vim com ela nesse espaço bem animado e colorido para ela  se distrair enquanto aguardo o resultado do exame. Estou gostando muito, o lugar é muito alegre e pelo visto agradou a ela”, disse a mãe da paciente.

Leitura, contação de histórias, atividades de pintura e desenhos, televisão e vídeos são algumas das tarefas desenvolvidas no espaço com as crianças. Para quem quer conhecer ou participar voluntariamente do Cantinho da Criança pode acessar o instagram através do endereço: @cantinho_da_crianca_huse. Lá são divulgadas as ações e atividades desenvolvidas com as crianças internadas na pediatria.

Publicidade
Publicidade