PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Especialista dá dicas para começar 2021 organizando a casa

Legenda: Organizar a casa, além de tornar a vida mais simples ainda confere uma sensação de bem-estar. Autor: rdsremovalanalytic / Fonte: Pixabay.com
Legenda: Organizar a casa, além de tornar a vida mais simples ainda confere uma sensação de bem-estar. Autor: rdsremovalanalytic / Fonte: Pixabay.com

Após um ano turbulento, que pegou todo mundo desprevenido por conta da pandemia da Covid-19, começar um novo período com a vida organizada é a nova tendência para 2021. E isso vale, principalmente, para o lar, onde a maioria dos brasileiros acabou passando mais tempo.

Mais do que ajudar na rotina do dia a dia, ter a residência organizada poupa o seu tempo, dinheiro e estresse. Por isso, o processo de organização vai muito além da parte estética e funcional.

A especialista em decoração e personal organizer Juliana Perin, colunista e editora do SweetestHome, explica que organizar a casa tem reflexo no emocional dos moradores também.  “Quando todos em casa se unem para organizar o lar, ocorre um senso de pertencimento. Além disso, a organização confere uma real sensação de limpeza, alívio e beleza à casa, o que é ideal para começar um novo ano”, acrescenta Juliana.

E não precisa muito esforço, nem mesmo gastar muito, para organizar e, por que não, renovar a residência. No entanto, a especialista reforça que o ideal é começar esse processo por etapas, aos poucos, para não cair na tentação de desistir.

A seguir, Juliana lista algumas dicas práticas para você organizar sua casa e começar 2021 com tudo novo.

  1. Funcionalidade

A casa precisa ser um refúgio. Para isso, porém, é importante que os móveis e acessórios que compõem o lar também sejam funcionais para todos os moradores.

Com isso em mente, os locais de uso comum dentro da casa devem ser organizados de forma que todos possam encontrar e ter acesso a tudo.

Por exemplo, na cozinha pode-se dividir a organização em sessões: Temperos e farinhas em um armário, enlatados em uma prateleira única, panelas em outro compartimento, potes separados e por aí vai.

  1. Desapego

Já nos quartos, a organização deve levar em conta a praticidade no dia a dia. Especialistas recomendam que o primeiro passo aqui deve ser desapegar de roupas e acessórios que não se usam com frequência e organizar o armário. Aproveite para doar as roupas para instituições de caridade.

Vale também realizar o desapego em outros cômodos. Com certeza, você achará muitos itens e objetos de decoração espalhados pela casa que não tem funcionalidade e se tornaram desnecessários.

  1. Menos é mais

No processo de descobrir o que se tem em casa e retirar aquilo que não tem funcionalidade, a maioria das pessoas acaba descobrindo que menos é mais.

Existe até um movimento cada vez mais em voga nessa matéria: O minimalismo. Com menos móveis, menos objetos de decoração, menos eletrodomésticos, roupas e acessórios, a vida em casa acaba ficando mais organizada e simples.

Para quem tem pouco espaço, a organização pode até mesmo deixar o seu apartamento maior.

O resultado é prático: Com menos coisas, haverá menos necessidade de organização no futuro e de grandes limpezas em casa. Com isso, sobra mais tempo para curtir momentos livres no seu lar.

Publicidade
Publicidade