PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Estudantes do campus Lagarto vencem categoria em congresso de Ginecologia

39920001_2207952859233077_7505008011736252416_o

Os alunos Jaqueline Guimarães e José Marcos Santos, do curso de Enfermagem do campus Lagarto, receberam o Prêmio Professor Dalmo Melo, pelo primeiro lugar na categoria oral do XI Congresso Sergipano de Ginecologia e Obstetrícia. O trabalho “Assistência Pré-Natal na Região Centro-Sul de Sergipe”, foi orientado pela professora de Enfermagem Rosemar Mendes, no projeto Nascer no Caminho da Humanização, que orienta as grávidas de Lagarto e região sobre parto, amamentação e outros assuntos relativos à maternidade.

O trabalho apresentado no Congresso realizou coleta de dados nas unidades de saúde da região. “É uma alegria muito grande receber esse prêmio. Não é só meu, é também um reconhecimento ao projeto. E é muito bom que ele tenha essa visibilidade. A sensação é de gratidão e reconhecimento”, avalia Jaqueline.

O Nascer no Caminho da Humanização trabalha com assistência às gestantes da cidade de Lagarto, na maternidade Zacarias Júnior. A equipe, formada por professores e estudantes de todos os cursos do campus, esclarece para as mulheres os tipos de parto existentes (normal, humanizado, cesariana) e faz o acompanhamento nas horas pré-parto, durante e após o parto, especialmente no momento da primeira amamentação.

O projeto de extensão foi aprovado pela UFS em 2015 com o objetivo de implementar as estratégias da Rede Cegonha na atenção integral à saúde da mulher, com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e de recém-nascidos, incentivando o uso das boas práticas do parto e nascimento no interior de Sergipe

A professora Rosemar Mendes levou o projeto, no último fevereiro, para o curso da Japan International Cooperation Agency (JICA), no Japão. Foi a única representante do Nordeste brasileiro. A docente iniciou o projeto enquanto lecionava no campus Lagarto e atualmente está vinculada ao Departamento de Enfermagem do campus São Cristóvão.  

Estes não foram os únicos bons resultados do projeto. Em maio, as alunas Gliciane Vasconcelos e Karina Santos conquistaram a terceira e a quinta colocação, respectivamente, no Congresso Nacional de Enfermagem “Avanços e Autonomia da Enfermagem em Dimensões de Saúde”, realizado pela Universidade Tiradentes (Unit).

Publicidade
Publicidade