PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Estudantes do IFS Lagarto lançam livro nesta sexta-feira

IMG-20191212-WA0020

Acontece hoje, às 19h, no auditório do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto, o lançamento do livro “Reflexões Acerca do Ensino de Física; Aspectos Históricos, Científicos e Epistemológicos”. Lançada pela Editora Criação, a obra traz produções científicas dos alunos do curso de Licenciatura em Física para as disciplinas História da Educação Brasileira e Metodologia do Trabalho Científico.

De acordo com o idealizador e organizador do livro, professor Mestre Fábio Henrique Gonçalves Conceição, a obra apresenta reflexões e um amplo debate sobre o Ensino de Física, sobretudo, em Sergipe e visa proporcionar ações pedagógicas específicas para minimizar a dificuldade que os alunos da Educação Básica têm em aprender a disciplina. “Ao levar em conta estas afirmações, esta obra reafirma uma responsabilidade social, uma vez que, tem-se como intuito, apresentar discussões e relatos sobre o ensino da física na contemporaneidade, ressaltou.

A ideia surgiu quando o professor percebeu o potencial para iniciação científica dos alunos Anselmo da Silva Mota, Girleide Araújo Nascimento, Katila Carolline Silva Conceição, Lucival Aquino Santos, Luzia Adriane Santos e Matheus Oliveira dos Santos, autores do livro. “A partir das observações constatadas durante as aulas, surgiu a necessidade de aproveitar as potencialidades dos alunos a fim de promover a formação de um docente capaz de lecionar e desenvolver pesquisas científicas, com vista a buscar métodos e sugerir políticas públicas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da física”, justificou Fábio Henrique Conceição.

Para duas das autoras, escrever o livro contribuiu significativamente para a formação como futuras professoras de Física. “Eu aprendi metodologia científica na prática, vivenciei a metodologia científica; assim também pude me aprofundar em conteúdos da Física, e Ensino de Física que são pertinentes para minha formação”, revelou Luzia Adriane Santos. “Ter estudado a disciplina História da Educação Brasileira foi algo fantástico. Com ela pude entender toda a história desde da chegada dos padres jesuítas até o nosso cotidiano; isso me proporcionou instigar o desejo de querer compreender o surgimento da Física e todo processo evolutivo”, finalizou Katila Carolline

Publicidade
Publicidade