PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo capacita gestores escolares para utilização de novo sistema de controle do fluxo da merenda escolar.

FOTONA
 

 

Por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Governo de Sergipe capacita, neste mês de novembro, servidores de todas as unidades escolares da rede pública estadual no SIAESC (Sistema de Alimentação Escolar), um novo módulo do SIAE (Sistema Integrado Administrativo Educacional) – sistema gerenciador dos processos administrativos da pasta – , que permitirá às escolas, às Diretorias de Educação e ao Departamento de Alimentação Escolar (DAE) aprimorar o controle do fluxo de merenda escolar em toda a rede.

A terceira rodada dessa capacitação, coordenada pela Codin (Coordenadoria de Informática da Seed) e pelo DAE, foi realizada nesta segunda-feira, 19, no auditório do Colégio Estadual Gilberto Freire (Nossa Senhora do Socorro), direcionada às equipes diretivas das 61 unidades escolares vinculadas à Diretoria de Educação da Grande Aracaju (DRE 8/Seed).

O objetivo principal do SIAESC, que entrará em funcionamento ainda este ano, é otimizar a distribuição dos itens da merenda escolar nas unidades de ensino da Rede Estadual, por meio de um sistema online que será alimentado diariamente pelas escolas. 

De acordo com Saymon Menezes, técnico da Codin e um dos facilitadores da capacitação, as escolas passarão a lançar no sistema a movimentação diária do estoque dos itens da merenda escolar. “A partir dessas informações, o Departamento de Alimentação Escolar da Seed aprimorará a logística de distribuição dos itens para cada escola, considerando o estoque atual da unidade escolar”, explica.

O SIAESC – desenvolvido pela Seed para modernizar e qualificar o controle do fluxo da merenda escolar, desde a compra dos itens, feita pelo DAE, até a entrega e consumo dos produtos nas escolas – permitirá às unidades escolares, dentre outras funcionalidades, saber a programação de entrega dos itens, e ao DAE planejar de forma mais eficaz a distribuição dos alimentos, de modo a assegurar que não haja prejuízo à alimentação escolar dos alunos da Rede Pública.

Capacitada na turma da DRE 8, Sara Guedes, servidora do Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo (Barra dos Coqueiros) que atua na área de apoio à merenda escolar, destaca que o novo sistema, além de ser facilmente operacionalizado, permite um controle mais eficiente de todo o processo de controle da merenda escolar. “Sem dúvida, é um sistema muito útil que irá melhorar o fluxo da merenda escolar de cada escola”, completou.

Para Conceição Moraes, secretária escolar do Colégio Estadual Dr. Edélzio Vieira de Melo (Santa Rosa de Lima), por ser simples e prático, o SIAESC é uma ferramenta moderna que contribuirá para o aprimoramento da gestão dos itens da merenda escolar. “Vamos ter um controle mais efetivo da quantidade, do dia do recebimento, de todos os itens do estoque na merenda escolar, em um sistema de fácil alimentação”, destaca a servidora recém-capacitada.

É função do DAE promover, coordenar, executar e controlar os serviços de assistência ao educando do Sistema Oficial de Ensino do Estado, no que se refere a programas de alimentação escolar, bem como participar da elaboração do plano de trabalho anual, da proposta orçamentária e de formação da política educacional da Secretaria de estado da educação.

 

 

Publicidade
Publicidade