PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo compra kits e firma parceria com Fiocruz para ampliar análises da covid-19

Amostras-passam-por-processamento_20extra

Diante a falta de insumos para extração automatizada que deveriam ser enviados pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado, através do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), montou uma força tarefa para dar celeridade nos resultados dos testes para diagnóstico da covid-19 e realizou a compra de 200 kits e no final da tarde da última quarta-feira, 3, Sergipe recebeu uma remessa do fornecedor com dez kits para extração automatizada do RNA do vírus, o que dará uma maior agilidade na técnica de biologia Molecular RT-PCR.

Primeira remessa, com dez kits, permitirá a processamento de 960 exames.

“A sociedade tenha a certeza de que não estamos parados, muito pelo contrário, nossa equipe está realizando a extração manual, e o Lacen está funcionando 24h todos os dias trabalhando com todo o empenho. O Governo  de Sergipe comprou 200 kits para extração automatizada, mas por conta da demanda nacional o fornecedor  encaminhou para o Lacen esses dez kits, que garantem o processamento de 960 exames. Com esse quantitativo começamos a regularizar os testes que estão em atraso”, explicou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

De acordo ainda com o farmacêutico bioquímico, Sergipe também foi inserido na parceria formalizada entre o Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná para processar os testes do coronavírus.

“Esses dois institutos um no Rio de Janeiro e o outro no Paraná receberão as amostras dos Lacens de todo o Brasil. Este procedimento cumpre critérios técnicos e Sergipe enviará suas amostras até o início da próxima semana. Recebendo as amostras, a Fiocruz deu um prazo para envio do resultado dos testes de até 72 horas”, informou Cliomar.

Publicidade
Publicidade