PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Hemocentro inicia campanha ‘Carnaval Solidário’

ses

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 10, campanha para incentivar a doação de sangue e garantir a manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos durante o período do Carnaval. A proposta da ação é chamar a atenção para importância do serviço que atende a demanda diária de transfusões realizadas nos hospitais e maternidades do Estado.

Este ano o tema, “Carnaval Solidário: Proporcione alegria, faça uma doação de sangue antes da folia”, visa elevar as doações nos dias que antecede o feriado prolongado da festa de Momo. De acordo com a gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, na semana que antecede o Carnaval o número de comparecimentos ao serviço reduz. “Nesse feriado temos duas situações: muitos doadores ainda estão de férias ou aproveitam o feriado prolongado para viajar, por isso iniciamos esse chamamento antecipado. Precisamos reforçar os estoques”, salienta a assistente social.

Ela destaca que a ação prossegue até o sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, com os acolhimentos, as campanhas e convocações de voluntários fidelizados para contribuir com a doação. “Lembramos que a unidade disponibiliza o transporte para grupos com no mínimo 30 participantes, que queiram realizar a doação de sangue e ajudar os pacientes que aguardam para fazer as cirurgias com necessidade de transfusão sangue”, explica Rozeli ao informar que nessa data, a unidade irá abrir no horário das 7h às 11h da manhã.

O Hemocentro de Sergipe é responsável pela captação e distribuição de sangue para os hospitais da capital e interior do Estado, incluindo a rede privada, que dependem de bolsas de sangue, para realizar as cirurgias de emergência, para atender os pacientes que correm risco de perder sangue durante o procedimento, além dos pacientes em tratamentos de leucemias, oncológicos e anemias agudas.

“Para realização de cirurgias de emergência é necessário ter um estoque de segurança. O carnaval é uma festa que tem como característica o aumento do fluxo de veículos nas rodovias estaduais e federais, tem também a concentração de pessoas, durante os arrastões e apresentações musicais que acontecem nos municípios sergipanos, como Estância, Itaporanga, Pirambu e Neópolis”, lembra Rozeli.

Condições

Para ser um doador de sangue basta ser saudável, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal. É preciso ter uma boa noite de sono e no dia da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é necessário portar documento de identidade, oficial com foto, válido em todo território nacional.
Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte e foto: SES

Publicidade
Publicidade