PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Hemose divulga horários de funcionamento durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

Hemose-convida-doadores-para-colaborar-com-o-serviço

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde, informa que o serviço de doação de sangue e o atendimento aos usurários do ambulatório serão alterados no ponto facultativo do São Pedro e durante os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol 2018. O serviço de dispensação de sangue para rede hospitalar permanece em regime de plantão 24 horas.

A primeira alteração acontece no dia 22, sexta-feira, o atendimento ao público será apenas no turno tarde, das 13h às 17h. Na semana seguinte, dia 27, a doação de sangue funciona das 7h às 11h e no ponto facultativo de São Pedro, no dia 29, sexta-feira, o serviço abre das 7h às 11h. As mudanças mantém o funcionamento ininterrupto de quatro horas a cada dia.

“Essa alterações ocorrem tradicionalmente a cada Copa do Mundo. Quando têm jogos do Brasil os serviços sofre uma modificação em sua rotina de atendimento ao público. A doação de sangue irá funcionar, porém com a redução de horários que pode ocorrer na abertura ou no encerramento do expediente externo”, explica a gerente de Coleta Florita Aquino.

Conforme ainda a enfermeira as alterações durante os jogos da seleção brasileira, deve-se a mudança de comportamento da população. “Nos dias de jogos do Brasil, as doações diminuem porque as pessoas ficam mais em casa e nas empresas, ou instituições de trabalho para assistir às disputas. A rotina só é retomada após o jogo, por isso que optamos por essas alterações”, justifica Florita. “O voluntário interessado em contribuir com o serviço conta com essas opções para se programar e, em dias de festa, ajudar ao próximo com sua doação de sangue”, salienta.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, portar um documento oficial de identificação com foto, pode ser carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br.

Preparação 

No dia da doação é recomendado que o doador compareça ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, ter um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicidade
Publicidade