PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Hemose inicia campanha para ampliar estoques de sangue durante festejos juninos

hemose3-300x200

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), deu início nesta quarta-feira, 5, à campanha junina para ampliação das doações de sangue ao longo do mês de junho. A programação conta com a parceria de grupos fidelizados, palestras educativas, coletas externas de sangue que acontecerão no Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ) e a comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

Pela manhã,  a unidade recebeu cerca de 40 alunos dos alunos do Colégio  Estadual  Raimundo Araújo e da Escola Municipal Durval Militão do município de  Salgado que colaboraram com a doação de sangue. “Decidi participar incentivada pelo projeto da escola e especialmente do meu professor”, relatou Mirelly Santos Rosendo.

Sensível à causa, o professor Jailson Barbosa Silva informou que o projeto realizado nas duas unidades escolares tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela doação de sangue. “A cada três meses realizamos um chamamento nas escolas procurando estimular a doação desses jovens”, disse ao acrescentar. “Em todas as turmas em que leciono faço questão de falar sobre o tema”, frisou.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, a proposta da campanha é mobilizar e estimular as doações de sangue durante os festejos juninos com destaque para a celebração de São João e São Pedro. A meta para o período é atingir 120 doações ao dia.  “No mês de junho, reforçamos o trabalho de captação de doadores e também homenageamos o gesto altruísta do doador voluntário de sangue responsável por salvar vidas diariamente”, destacou.

A campanha junina visa, ainda, reforçar o estoque de segurança do Hemocentro para o atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado. Vale lembrar que em períodos festivos os serviços de urgência têm o aumento da demanda por sangue e, no Hemose, há uma redução no número de comparecimentos ao serviço. “Nessas festas ocorrem uma mudança de hábito como o do aumento do consumo de bebidas alcoólicas e a redução no horário de repouso, fatores que impedem a doação de sangue”, explicou a assistente social.

Serviço

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, apresentar um documento oficial com foto e comparecer ao serviço bem alimentado. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicidade
Publicidade