PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

HUL e UFS realizam encontro de humanização na assistência à saúde

WhatsApp Image 2019-09-19 at 16.57.36 (1)

Humanização no contexto hospitalar. Esse o tema do II Encontro Sergipano de Humanização na Assistência à Saúde, que e realiza nesta quinta e sexta-feira em Lagarto, no auditório do Centro de Simulações e Práticas do Campus UFS, numa iniciativa da UFS e do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh). O evento é voltado para estudantes, professores e profissionais da área de saúde, com coordenação da Residência Multiprofissional e colaboradores da unidade hospitalar.

Através de palestras, mesas redondas, compartilhamento de experiências e apresentação de trabalhos científicos e artísticos o HumanizArte 2019 estará discutindo temáticas como a Política Nacional de Humanização e o SUS; ações e práticas bem-sucedidas no contexto da saúde; e humanização com foco na assistência.

Na mesa de abertura do evento, presença do superintendente do HUL, professor Valter Santana; da diretora do Campus UFS Lagarto, professora Adriana Andrade; do gerente de Atenção à Saúde do HUL, professor Manoel Cerqueira Neto; da professora da UFS Anny Giselly Milhome Farre, que preside o evento; da responsável pelo setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUL, Camila Brandão; da coordenadora da Residência em Atenção Hospitalar à Saúde do HUL, professora Daniele Dormenis; da psicóloga e integrante do HumanizArte, Aline Alves; e da terapeuta ocupacional e integrante do HUmanizArte, Adriana Gomes.

“Fico feliz em ver o avanço deste projeto e o engajamento desta equipe no dia a dia da assistência e atenção aos nossos usuários”, ressaltou o superintendente Valter Santana. “Que vocês possam extrair o melhor de cada um e que isso possa reverberar nas nossas ações”, disse.

Para a diretora Adriana Andrade, do Campus UFS Lagarto, o evento alinha-se à filosofia da universidade de despertar a capacidade de humanização em cada um. “A arte consegue resgatar o que a gente tem de melhor e esse caminhar junto a ela traz luz ao ambiente hospitalar”, observou. “Lembrem sempre de levar consigo a empatia na essência do seu conceito, que é tentar sentir o que o outro sente”, comentou.

“O HumanizArte utiliza a arte como forma de promoção à saúde e nós acreditamos que é possível unir gestão, controle e humanização”, destacou, por sua vez, Aline Alves, responsável pelo Núcleo de Atenção Psicossocial do HUL e integrante do projeto. “E a residência é protagonista em toda essa ação, , sem ela esse projeto não seria possível”, observou.

Política Nacional de Humanização

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários

Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a PNH preconiza que a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. E que valorizar os indivíduos inseridos nos processos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.

Publicidade
Publicidade