PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Instituto de Identificação de Sergipe participa da ‘2ª Semana Nacional do Registro Civil: o Registre-se!’

WhatsApp Image 2024-05-13 at 11.53.46

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deu início à Semana Nacional do Registro Civil, o Registre-se!, que está sendo realizada entre os dias 13 e 17 de maio, mobilizando as Justiças Estadual e Federal, com o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, principalmente para a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere, população indígena, pessoas em situação de rua e socialmente vulneráveis.

Em Sergipe, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), por meio do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG), é um dos órgãos parceiros, oferecendo a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao público-alvo.

Presente na solenidade de abertura do Registre-se, realizada no 11° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cesjuc), no bairro Santa Maria, em Aracaju, o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, destaca que a sessão da SSP/SE para a emissão da CIN tem capacidade de atendimento de cerca de 60 cidadãos.

“Com duas cabines de atendimento teremos condições de atender um bom número de pessoas diariamente. É dever do Instituto de Identificação fazer parte de uma ação como essa, que leva cidadania a população vulnerável, que apresenta diversas dificuldades de acesso a direitos básicos, como a identificação civil. Portanto, só tenho a parabenizar a Justiça pela iniciativa e dizer que o Instituto vai oferecer o melhor serviço possível”, diz Jenilson.

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Ana Bernadete Leite, ressalta a importância da promoção do serviço de identificação por meio da carteira de identidade.

“O nosso objetivo é o fornecimento da identidade para a população vulnerável através do fornecimento de documentação básica. E essas informações são fornecidas pela segunda via do registro de nascimento ou de casamento e, na sequência, essas pessoas são encaminhadas para o setor do Instituto de Identificação, para que possam receber a carteira de identidade”, explica.

Ainda, a desembargadora também aponta o avanço da ação e da logística de trabalho do IIWSG em específico, que facilitará ainda mais o atendimento durante a semana do Registre-se! “Este ano, já contamos com as experiências do ano passado, então, certamente vamos conseguir atender uma quantidade ainda maior da população. O diretor Jenilson já nos deu essa informação e é uma felicidade que este ano teremos mais tecnologia através do atendimento digital. Em 2023, atendeu-se 30 pessoas, agora, chegaremos até 60. É uma alegria poder proporcionar mais vagas e um serviço de melhor qualidade”, destaca Ana Bernadete Leite.

Publicidade
Publicidade