PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Lacen realiza análises para diagnóstico e tratamento da Tuberculose

mobile_200f4b984626506862fe5e56b66618a0

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), realiza baciloscopia, exames de cultura e testes de sensibilidade para confirmação e tratamento da Tuberculose. O processamento das amostras no laboratório de Microbiologia ressalta a importância do diagnóstico para controle e prevenção ao contágio da enfermidade.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo ‘bacilo de Koch’, seu contágio ocorre por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas e pode prejudicar vários órgãos como, pulmão, rins, fígado, ossos e sistema nervoso.

De acordo com o gerente de Microbiologia do Lacen, o biomédico Lucyano Renovato Jacob, as amostras encaminhadas pelos municípios e unidades hospitalares passam por diferentes tipos de análises, podendo ser processadas de forma manual e, ou automatizada. Os procedimentos laboratoriais incluem pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes em esfregaços da amostra, leitura em microscopia óptica, incubação em estufa para crescimento e identificação da bactéria, além de testes de sensibilidade às drogas e Teste Rápido Molecular em equipamento automatizado GeneXpert.

“Algumas bactérias podem se tornar resistentes à medicação, prejudicando a avaliação clínica e a cura do paciente. Estes testes realizados no Lacen auxiliam no diagnóstico e na escolha da melhor medicação para o tratamento”, explicou o gestor.

O trabalho cumpre o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde (MS). Este ano o laboratório fez 6.404 exames no período de janeiro a novembro. Deste total, 2.156 foram baciloscopias, 2.947 PCR teste rápido, 1.121 culturas e 179 testes de sensibilidade às drogas de primeira linha.

Vigilância em Saúde

Conforme o superintendente do Laboratório Central, Cliomar Alves dos Santos, a unidade é responsável pelas análises laboratoriais de média e alta complexidade de Vigilância em Saúde e complementação diagnóstica. “A Tuberculose, assim como as Meningites, Diarreias agudas mais Cólera, Coqueluche e Difteria integram a lista de doenças que são tratadas como agravos de saúde pública. O trabalho desenvolvido no Lacen prima pela qualidade e, para isso conta com profissionais capacitados e laboratório equipado para processar as amostras e a investigação das enfermidades no Estado”, destacou o gestor.

Teste rápido

Além de realizar os exames laboratoriais, o Lacen foi habilitado em 2015, pelo Ministério da Saúde para coordenar as unidades que realizam os testes rápidos de tuberculose, através do GeneXpert, um equipamento de alta sensibilidade e especificidade que diminuem as chances de um laudo falso negativo e ainda indica se o paciente está infectado com o Mycobacterium tuberculosis resistente aos medicamentos utilizados no esquema de tratamento. 

Publicidade
Publicidade