PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Lagarto recebe maratona tecnológica Hackathon UFS

123

Identificar soluções tecnológicas para responder a desafios da comunidade universitária de cada campus e hospitais universitários. Esse o propósito do Hackathon UFS, maratona tecnológica que está sendo realizada neste final de semana no Campus UFS Lagarto, usando conceitos e ferramentas de/para cidades inteligentes. Evento acontece no âmbito da comemoração dos 50 anos da UFS, tendo caráter multidisciplinar e relevante consideração aos aspectos socioculturais da realidade local.

Neste momento 32 maratonistas estão reunidos no Campus UFS Lagarto, divididos em oito equipes de quatro componentes cada. Os maratonistas estão em imersão durante dois dias, inclusive durante as madrugadas para ajudar a resolver problemas reais da comunidade local, UFS e Hospitais Universitários, com todos recebendo mentorias de professores mestres e doutores, e também de especialistas em cada um dos oito desafios propostos, envolvendo áreas como governança, educação, saúde, arquitetura e urbanismo, segurança e meio ambiente.

A abertura do evento aconteceu na noite dessa sexta-feira, 14, com a presença da diretora geral do Campus UFS Lagarto, Adriana Andrade; do responsável pelo setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do Hospital Universitário de Lagarto,Thiers Garretti; do professor Rogério Chagas, coordenador geral do Hackathon; do coordenador adjunto do Hackathon UFS, Gilton Ferreira; e do assessor de gabinete da Reitoria da UFS, Márcio da Costa Pereira.

Desafios propostos:

1. Classificação de Risco no Atendimento: como gerar, de forma rápida e confiável, uma classificação de risco para pacientes? 

2. Referência e Contra-referência Eletrônica: como estabelecer uma troca dos dados de saúde dos pacientes entre os diferentes serviços da rede de saúde?

3. O uso de LIBRAS na Saúde: como facilitar o acesso à saúde para pessoas que dependem de LIBRAS para se comunicar?

4. Mapeamento de Egressos: onde e como estão os egressos da Universidade?

5. Acesso à Saúde para a Comunidade: como promover e facilitar o acesso a serviços de saúde na comunidade?

6. Controle de violência contra vulneráveis: como prevenir e notificar casos de violência contra pessoas vulneráveis?

7. Segurança no Campus: como tornar os nossos campi mais seguros?

8. Caminhos do Campus: como fazer com que todos possam se localizar e encontrar o que desejam dentro da UFS?

O Hackathon é promovido pela UFS, Hospital Universitário de Aracaju e Hospital Universitário de Lagarto, contando com o patrocínio do SICREDI e apoio da FAPESE (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe), Softeam Empresa Júnior, Comutação com Mulheres, Instituto Federal de Sergipe e do Sergipe Parque Tecnológico. 

Publicidade
Publicidade