Morreu no último sábado (11), aos 92 anos anos, no Rio de Janeiro, o ator Lúcio Mauro. Ele estava internado com problemas respiratórios havia cerca de dois meses. Lúcio de Barros Barbalho nasceu em Belém do Pará, em 14 de março de 1927. Estreou na Globo em 1966. Integrou o elenco de alguns dos principais programas de humor da emissora como Chico City (1973), Os Trapalhões (1989) e Escolinha do Professor Raimundo (1990).
Na Escolinha, na década de 1990, fez um de seus personagens mais populares, o Aldemar Vigário, que bajulava o professor interpretado por Chico Anysio, de quem Lúcio era amigo. O ator era pai de Lúcio Mauro Filho (o Tuco, de A Grande Família), que, na nova versão da Escolinha interpreta o mesmo personagem do pai.
Lúcio Mauro Filho deixou no Instagram uma mensagem em homenagem ao pai: “Por volta das 22 horas deste sábado, meu amado pai serenou. Ele merecia esse descanso. Lucio Mauro teve uma vida linda, uma carreira vitoriosa, 5 filhos, 5 netos, dois casamentos, com Arlete e Lu, duas mulheres fantásticas que se tornaram amigas e mantiveram essa família unida. Papai foi um pioneiro, saiu do teatro de estudante lá no Pará, foi pro Recife, fez rádio, inaugurou a televisão no Nordeste e de lá, veio para o Rio de Janeiro pra se tornar um dos maiores artistas deste país. Me influenciou em tudo”.

O corpo de Lúcio Mauro é velado nesta segunda-feira (13) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro. O ator e humorista morreu no fim da noite de sábado (11) aos 92 anos. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, por problemas respiratórios.
O velório estava previsto para começar às 9h, mas houve um pequeno atraso e as portas do Theatro Municipal foram abertas às 10h05. O corpo do ator será cremado no cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio, em uma cerimônia restrita aos familiares.
No Theatro Municipal, o filho de Lúcio Mauro, o também ator Lúcio Mauro Filho, afirmou que o pai cumpriu sua missão e precisava descansar. “Um artista como ele é eterno, permanece vivo pela obra dele gigantesca. Ele permanece vivo nos filhos, que amaram tanto ele, nos netos amorosos. Ele teve a sorte de conhecer a nova neta. A gente teve essa dádiva de uma pessoa chegando enquanto outra tá indo”.
“Tem um homem de 92 anos indo na hora certa e deixando uma mensagem de amor pelos homens, pelo ser humano e pelo país”, disse o filho do ator.
Ainda segundo Lúcio, apesar de ser do Norte do país, o pai também tinha muito amor pelo Rio. “Ele tinha muito amor por essa cidade. Quando sofreu o AVC, há 3 anos, a cidade dava o último suspiro. Fico feliz que ele não presenciou o que restou da cidade. Cabe agora a nós essa tarefa de reerguer a cidade, o país”, enfatizou Lúcio, referindo-se aos escândalos de corrupção e prisões de ex-governadores do Rio de Janeiro.
O humorista Fábio Porchat disse que aprendeu muito com Lúcio Mauro. “Se a gente tá aqui hoje é por conta do Lúcio. É um cara que fez do humor a sua vida e a nossa vida também como espectador e a minha como comediante. Eu acho que um grande mestre quando vai, ainda fica. E ele tá aqui, tá em mim. Eu fico triste que ele se foi, mas fico reconfortado porque ele foi descansar. Fico feliz de poder estar aqui junto com a família”, garantiu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/s/K/8Mj4QoRkGV5ELODXZlHQ/lucio3.jpeg)
Fábio Porchat no velório de Lúcio Mauro —
Muito emocionada, a atriz Heloísa Périssé afirmou que “a família dele é como se fosse a minha família”. “Quando nós estávamos na ‘Escolinha’, eu tive a grande oportunidade de estar com esses grandes mestres e, mais tarde, com o Lúcio contracenar. Eu tinha amor e tenho amor por ele.”
“Você sabe que a pessoa descansa, você deseja o melhor, mas a última coisa que permanece agora é esse amor e eu desejo que ele agora esteja muito em paz”, disse.
Diretora da “Escolinha do Professor Raimundo”, Cininha de Paula disse que as gravações da 5ª temporada começam nesta terça (14). “Poxa, Lúcio, podia ter esperado mais um pouquinho para me ajudar”, disse, emocionada, olhando para o céu.




