PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Município de Tobias Barreto vai receber operação de abastecimento de água através de caminhões-pipa

41e0f2a249aabda5dbed8a416db47dd5
Com o objetivo de reduzir o transtorno da falta d’água no município de Tobias Barreto, devido à estiagem, o Governo do Estado de Sergipe realiza, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), uma operação de abastecimento através de carros-pipa. A ação, realizada em conjunto com a Polícia Militar, a Prefeitura de Tobias Barreto e a Defesa Civil Estadual, acontecerá a partir da divisão do município em 19 distritos, onde cada um terá uma caixa d’água com capacidade para 10 mil litros, sendo abastecidas diariamente com 15 caminhões-pipa para fornecimento de água.
A medida acontece paralela às obras da Adutora de Itapicuru (BA), e foi discutida nesta segunda-feira (14) em reunião entre o superintendente de Operações da Deso, Marcos Roberto Carvalho Lima, e o comandante interino do Batalhão de Tobias Barreto, Major Raimundo. 
Logística do abastecimento
“O fornecimento dessa água vai ser através de caminhão-pipa, que fará a distribuição através dos pontos de saída da caixa d’água, como uma bica, falando mais popularmente. Como serão 19 e o efetivo não possui 19 policiais disponíveis nos pontos, eles vão ficar fazendo rondas estratégicas nesses pontos para manter a ordem. E as pessoas vão a esses pontos de coleta com seus vasilhames para retirar a água. Paralelamente, a Deso vai fornecer água também pela rede, outra parte pelos carros-pipa, e outras partes pela caixa d’água, da adutora”, destacou o superintendente de Operações da Deso.
A previsão é que, a partir da próxima terça-feira (15), a Deso inicie a divulgação do local dos pontos de abastecimento no município, que será feito através de comunicação na própria Deso, nas redes sociais e no site da prefeitura. Já o fornecimento de água tem previsão de ser iniciado na sexta-feira, 18. 
Durante a reunião também foi debatida outra questão, que diz respeito à fiscalização para coibir furto de água na região, que será realizada em parceria com a Polícia Militar. 
Segurança

“Amanhã, também iniciaremos o trabalho de orientação para que as pessoas não utilizarem as bombas nas redes. A primeira ação da polícia vai ser aconselhar a não colocar bombas, para, a partir da semana que vem, na segunda-feira, a gente começar a verificar quem continua fazendo isso, para retirar a bomba e prender. Outra ação da Polícia Militar junto com a Deso será medir o uso indevido das bombas. Ou seja, quando tem muita água na rede o pessoal liga o relógio da Deso e coloca aquela bombinha de casa e fica puxando a água da rede. Então, ele prejudica toda aquela redondeza que tem água, gerando dois crimes: o uso indevido de água e o prejuízo social”, complementou Marcos.
O sub-comandante do 11º batalhão de Tobias Barreto, Major Raimundo, destacou a importância da parceria e detalhou como será feita a organização da população para a retirada da água.
“A PM estará presente no patrulhamento ostensivo nos 19 locais observando e orientado a população para que de forma ordeira, na fila, consigam pegar água que eles têm necessidade. E no tocante às casas com rede de água, a PM vai fazer uma fiscalização junto com a Deso. A gente orienta à população que não faça/pratique esse ato, porque gera um deserviço para toda a população. Portanto, até que o período de chuvas voltem, para a barragem pegar um nível de água que volte à normalidade, a PM estará ajudando a Deso dessa forma apoiando a população tobiense para passar esse sofrimento de falta d’água”, ressaltou.
Sobre a Adutora de Itapicuru
A Adutora de Itapicuru (BA) é a alternativa do governo do Estado para a estiagem que atinge o município Tobias Barreto e a grave situação da barragem Jabeberi. As obras devem ser concluídas até o fim deste mês e será a principal alternativa à estiagem que assola do município sergipano desde o ano passado. O projeto, elaborado pela Deso, vai levar água do município de Itapicuru (Bahia), no povoado Catu Grande, através de poços artesianos, até Tobias Barreto, numa distância de 15 quilômetros. 
A adutora será capaz de abastecer a população de Tobias Barreto com aproximadamente 100m³/hora. Para a distribuição de água que vem da adutora, a Deso irá fazer um rodízio de manobra, no qual dividirá o município em três setores. A adutora de Itapicuru terá 1/3 da capacidade do que é produzido hoje na barragem de Tobias Barreto.
Publicidade
Publicidade