PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Nota de esclarecimento do Hospital Universitário de Lagarto

hul

Entenda o caso: Idosos enfermos esperam filas em Hospital Universitário de Lagarto

Direção do Hospital Universitário de Lagarto esclarece o caso: 

Todo usuário que chega ao hospital tem imediatamente monitorado os seus sinais vitais na recepção da unidade e, sendo idoso, emitida a senha de prioridade. E em seguida é encaminhada para a classificação de risco, para que o profissional enfermeiro veja a gravidade da sua situação. Observe-se que dentre os classificados de mesmo critério de gravidade, o idoso tem o seu atendimento priorizado no hospital. 

Lembrar que o hospital estava ontem com a sua escala normal de profissionais, envolvendo 3 médicos clínicos (pronto socorro); 2 pediatras; 2 ortopedistas; 3 emergencistas-cirurgiões; e 2 anestesistas. 

Por fim, informar que a depender da demanda interna de pacientes graves no hospital, pode haver situações em que o atendimento da porta de entrada, para pacientes não graves, ocorra em tempo maior, porém dentro do que está preconizado pelo protocolo de atendimento.

Classificação

O Acolhimento com Classificação de Risco adotado atualmente pelo HUL, preconizado pelo SUS e normalmente adotada pelo serviço público de urgência no país, classifica o usuário que procura a unidade hospitalar de acordo com o Protocolo de Manchester – que utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento, considerando os sintomas apresentados pelos pacientes. 

Aos usuários com condição de saúde mais grave é atribuída a cor vermelha (EMERGÊNCIA); os casos muito urgentes recebem a cor laranja (MUITO URGENTE); os casos urgentes, a cor amarela (URGENTE); já aqueles que recebem a cor verde (POUCO URGENTE) e azul (NÃO URGENTE) são casos de menor gravidade, pouco ou não urgentes. A classificação é feita a partir das queixas, sinais vitais, oxigenação, nível de dor, glicemia entre outros sintomas. 

Assim, os casos mais graves têm atendimento imediato, ou têm um tempo de espera muito pequeno por ter prioridade no atendimento; e os casos menos graves têm um tempo de espera maior, mas na certeza de que todos serão acolhidos, classificados e atendidos pelo Hospital Universitário de Lagarto. 

Hospital Universitário de Lagarto
Hospital Universitário de Lagarto
Publicidade
Publicidade