PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Nutricionista orienta sobre hidratação e alimentação balanceada

WhatsApp-Image-2020-02-07-at-15.49.01

O verão é a estação que o organismo perde muita água e, com ela, sais minerais. Durante esse período é fundamental cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. A Nutricionista da Nutril na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Cibele Ferreira dos Santos, esclarece sobre a importância da hidratação e da ingestão de alimentos saudáveis.

Ela observa que com o calor excessivo é importante a preocupação com a hidratação correta do corpo, que precisa de mais líquido para manter a temperatura adequada. “Pode-se ingerir sucos, chás gelados e a água de coco. Essa última é semelhante a dos líquidos corporais, contribuindo para a hidratação e para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdida pela transpiração, atenta a nutricionista.

Nutricionista recomenda que a população consuma frutas e saladas, que além de serem ricas em vitaminas, são fundamentais para manter a hidratação.

Segundo Cibele, a ingestão de líquidos nos dias mais quentes como a água, evita o risco de desidratação, que pode levar a pessoa a ter cansaço, dor de cabeça, desregulação intestinal, tonturas e outros males. A nutricionista explica que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável. Para as crianças, ela ressalta que esta quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos ao dia.

Crianças

Para as crianças oferte a água de uma forma diferente. Da mesma forma, haja em relação a alimentação. Você pode modificar a questão da água colocando o líquido em um copo com desenho colorido. Fica mais fácil da criança aceitar. “Ofereça também água de coco e fruta”, aconselha a nutricionista. Ela observa que é preciso ofertar sempre líquidos as crianças mesmo que elas não queiram aceitar.

“Faça cubinhos de suco de fruta ou água de coco para incrementar as bebidas; Aromatize a água com limão ou folhas de hortelã para ficar mais refrescante; ofereça água de coco, uma vez que ela agrega minerais importantes que são perdidos pela transpiração como o potássio. Sucos também é boa opção”, sugere a nutricionista.

Cibele recomenda que a população consuma frutas e saladas, que além de serem ricas em vitaminas, são fundamentais para manter a hidratação. A nutricionista reforçou que as pessoas devem ingerir pelo menos, dois litros de água diariamente. “Independentemente da estação do ano é fato que a hidratação deve ser prioridade em nossas vidas”, afirma Cibele.

Ela enfatizou que é bom utilizar frutas com mais umidade como a melancia, o melão, a maçã. Consumir sucos, mas procurar evitar associar a alimentação. “Pode ser uma hora depois ou uma hora antes, mas prioritariamente a água e a água de coco, se for praticar algum esporte ou fazer algum exercício”, diz.

Atentos

A observação sobre desidratação em crianças deve partir da situação da urina.,Se for notado que o xixi da criança está muito amarelado é porque existe um sinal de desidratação. “Se você só toma água quando está com sede a probabilidade é que você esteja desidratado porque a sede é um sinal de desidratação”, conclui a nutricionista.

Publicidade
Publicidade