PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Ossos de baleia que encalhou em Barra Velha vão ser levados para museu

baleia1

O corpo da baleia jubarte que encalhou na praia de Barra Velha, no Litoral Norte catarinense, começou a ser retirado do local. Na quarta (18), a necropsia foi concluída. Uma força-tarefa foi montada para ajudar a baleia, que ficou mais de 24 horas encalhada, na praia da Península. Horas depois dela conseguir sair da beira do mar, foi encontrada morta, na noite de terça (17).

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) começou a fazer a separação de ossos, que devem ser encaminhados para o Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras. Já o resto do corpo será recolhido e levado para um aterro sanitário.

A expectativa do PMP-BS é que o trabalho de retirada do corpo seja feito ainda nesta quinta-feira (19), quando terminar a separação do osso e restante do corpo.

Na quarta-feira, duas retroescavadeiras foram utilizadas para retirar a baleia do mar para deixá-la na areia.

Os materiais coletados na necropsia foram encaminhados para análise laboratorial para saber qual a causa da morte.

Encalhe

A baleia ficou encalhada da manhã de segunda (16) até o meio da tarde de terça-feira.

Conforme o Corpo de Bombeiros, cerca de 60 pessoas de diversos órgãos atuaram na operação de desencalhe, coordenada com o auxílio de um rebocador de navio, para levar o animal da areia até uma região profunda do mar.

Moradores informaram que a baleia apareceu morta em outro ponto da praia ainda na noite de terça. O PMP-BS encontrou o corpo na manhã de quarta.

“Quando o animal é desencalhado e não segue para o mar, é um indício de que está doente”, informou Jeferson Dick oceanógrafo e coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali.

Duas pessoas chegaram a se ferir na segunda-feira, ao tentar fazer o desencalhe por conta própria.

 Fonte: G1
Publicidade
Publicidade