PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Pesquisadores brasileiros desenvolvem produto plástico antipoluente

cpgdvd6a

Pesquisadores brasileiros desenvolveram bioplásticos que se degradam rapidamente em compostagem ou no ambiente, utilizando partículas bioativas de alimentos funcionais, como cenoura e chia. Diferente dos plásticos sintéticos, esses bioplásticos não deixam resíduos poluentes e não afetam negativamente a vida marinha e a saúde humana.

Coordenada pela professora Maria Inês Bruno Tavares, da UFRJ, a pesquisa resultou em artigos publicados no Journal of Applied Polymer Science. A poluição por plásticos é um problema global, com milhões de garrafas e sacolas plásticas sendo descartadas anualmente. Os plásticos sintéticos se fragmentam em microplásticos, que poluem o ar, água e afetam a saúde.

Os bioplásticos desenvolvidos são projetados para se degradar em até 180 dias, com uma redução de 90% da massa inicial. Eles se degradam mais rapidamente do que os plásticos compostáveis atuais e, ao contrário dos plásticos sintéticos, o microplástico gerado é consumido por microrganismos.

A professora Tavares destaca que, enquanto alguns produtos ainda precisarão de plásticos sintéticos, há um potencial significativo para substituir embalagens e outros itens de uso único por bioplásticos. A pesquisa é apoiada pela Faperj e está em processo de patenteamento, buscando empresas para produção em larga escala.

 

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade