PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Postos de vacinação de Aracaju alteram horário de funcionamento nesta sexta-feira

VACI

Nesta sexta-feira (22), último dia da vacinação contra a gripe influenza, os postos de saúde do município de Aracaju estarão fechados no período da manhã, por causa do jogo da seleção brasileira. A medida atende a determinação da Prefeitura de ponto facultativo.

A assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde disse que as salas de vacinação dos postos vão funcionar das 14h às 17h. Porém, o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva e Fernando Franco, além dos CAP’s 24h vão funcionar normalmente.

A gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, informou que os postos de saúde dos municípios vão funcionar de acordo com a determinação de cada prefeitura. A recomendação é que estejam abertos neste último dia de campanha o dia inteiro.

Vacina no organismo

A médica infectologista do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Manuela Santigo, explica que a vacina contra a gripe, que está sendo aplicada no Brasil, é composta por um vírus atenuado. “É como se a pessoa estivesse recebendo o vírus mais fraco. Com isso, ela vai produzir anticorpos contra esse vírus. E só vai estar imunizada no período de 10 a 15 dias”, conta.

Ainda de acordo com a médica, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a vacina não provoca a gripe. “O que pode ocorrer é que o paciente já tenha algum vírus incubado e acaba manifestando a doença”, afirma.

Grupo prioritário

Os grupos prioritários a serem vacinados contra a influenza são: crianças de seis meses e menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores e condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Publicidade
Publicidade