PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Premiação de trabalhos científicos encerra HumanizArte

HUL

O HumanizArte: I Encontro Sergipano de Humanização na Assistência à Saúde – 30 anos de SUS, realizado esta semana no Campus UFS Lagarto foi encerrado no final da tarde desta quinta-feira com o anúncio dos trabalhos científicos premiados e avaliação geral realizada por participantes e organização do evento.

A iniciativa de realização do encontro foi do Hospital Universitário de Lagarto (HUL) em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da unidade hospitalar e apoio da UFS, sendo dirigido a estudantes de cursos de graduação na área de saúde, professores e profissionais da saúde.

Para a presidente do HumanizArte, Érika Gonçalves, o objetivo principal foi alcançado diante da sensibilização percebida nos participantes frente ao que foi ofertado nos dois dias do evento. “Além disso conseguimos mostrar um pouco do quanto é importante percebe o outro com um olhar além do nosso, para que possamos prestar a melhor assistência”, observou. “A palavra chave do evento foi sensibilização; a gente percebeu o quanto as pessoas ficaram tocadas”, ressaltou.  

Érika chamou a atenção ainda para a importância do apoio que a organização do evento teve dos dirigentes do HUL. “Tivemos total apoio do superintendente, professor Valter Santana; do gerente de Atenção à Saúde, professor Manoel de Cerqueira Neto; e do gerente de Ensino e Pesquisa, professor Fernando Every, que além do apoio institucional nos deu a atenção e a orientação de que precisávamos para o bom andamento do evento”, destacou.  

“A gente agradece as mensagens de apoio, incentivo e a participação de todos; e que todos aqui sejam agentes multiplicadores de tudo o que foi visto, discutido e vivenciado neste encontro”, ressaltou Aline Alves, psicóloga do HUL e presidente da comissão científica do evento. “Para mim foi um evento completo, envolvendo palestras, trabalhos científicos, apresentações artísticas, a cultura institucional de humanização e como esse tema é abordado na Residência Multiprofissional”, observou Giselly Milhome, vice-presidente do HumanizArte. “O evento representou que a união faz a força e que essa força é construída em rede”, comentou, por sua vez, Adriana Gomes, da comissão realizadora do encontro.

Através de palestras e mesas redondas, o HumanizArte discutiu temáticas como ética, direitos e humanização no contexto hospitalar; medicina e arte; humanização na atenção primária; e a arte como ferramenta na saúde mental. Houve também apresentação de trabalhos científicos, exposição, oficinas e apresentação de grupos de humanização.    

“Vimos o teórico e o prático aqui”, ressaltou Paulo Vinícius, aluno de enfermagem da UFS e um dos participantes do encontro. “O evento em si traz isso pra gente; uma visão mais holística do ser humano, do paciente”, avaliou.  

“A logística foi perfeita”, comentou Ana Cláudia, terapeuta ocupacional do HUL. “Um evento muito bem elaborado e de grande porte, que aumentou a expectativa que tenho em relação ao serviço de saúde, para que seja efetivo e humanizado”, disse.

“A gente deve olhar a individualidade do paciente, dando a ele o atendimento e acolhimento que ele está esperando”, comentou, por sua vez, Daniella Silva Pereira, aluna de enfermagem da UFS.

Trabalhos premiados

No Eixo Temático 1: Humanização na Assistência Hospitalar à Saúde, o trabalho “Diferentes formas de expressão de sentimentos na humanização de pacientes do Hospital Universitário de Lagarto”, de Alice Fontes Ramos, Aline Alves Menezes, Graciele da Silva Santos, Mikaelle Almeida Oliveira Santos, Rahime Cristine do Rosário Sarquis e Raquel Margarida Silva Freire.

No Eixo Temático 2: Humanização na Atenção Básica de Saúde, o trabalho “Promoção da saúde de adolescentes: artesania, humanização e empoderamento na comunidade”, de Anny Giselly Milhome da Costa Farre, Lays Hevércia Silveira de Farias, Marks Passos Santos, Geissiane Felizardo Vivian, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro e Neiva Francenely Cunha Vieira.

No Eixo Temático 3: Humanização na Atuação Multiprofissional em Saúde, o trabalho “Humanização: cuidando de quem cuida”, de Ane Keslly Batista de Jesus, Érika Gonçalves dos Santos, Mikaelle Almeida Oliveira Santos, Alice Fontes Ramos e Ana Maria Menezes de Souza.

No Eixo Temático 4: Humanização como Cultura Institucional em Saúde, o trabalho “A política nacional de humanização do SUS: limites e possibilidades”, de Vinicius Pinheiro de Magalhães, Bruna Mariana Oliveira dos Santos, Cibele Ferreira Cezar e Suellen Emilly dos Santos.  

Publicidade
Publicidade