PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prevenção e cuidado com a saúde mental é tema de ciclo de palestras no HUL

WhatsApp Image 2020-01-31 at 19.28.32 (2)

Prevenir e cuidar da saúde mental e emocional. Esse o objetivo da I Jornada de Prevenção em Saúde Mental, realizada na última semana no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), envolvendo palestras, momento artístico e coffee break, com participação de profissionais e estudantes da unidade hospitalar e da instituição de ensino, numa iniciativa voltada para o público em atendimento no ambulatório.

A jornada aconteceu em função da campanha ‘Janeiro Branco’ – mês dedicado à prevenção e cuidados em saúde mental e emocional -, objetivando mostrar aos usuários e sociedade que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, e que suas vidas são estruturadas em torno de questões mentais e comportamentais, residindo aí a necessidade da subjetividade humana possuir lugar de destaque na cultura e no cotidiano da sociedade.

“Cada vez mais as evidências científicas mostram que a saúde em geral depende do emocional e mental”, enfatizou Norma Alves, psiquiatra do HUL. “A saúde mental é básica não só para a saúde física como para o bem-estar psicológico, espiritual e a qualidade de vida do ser humano”, enfatizou. “Então essa necessidade de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com as emoções, pensamentos e comportamentos é fundamental”, disse.

As palestras aconteceram no Ambulatório de Especialidades do HUL, no Campus UFS, no período da manhã e da tarde, e na recepção 2 do hospital, no período da tarde, envolvendo temáticas como “A Arte do Bem Viver” e “Como Manter, a Saúde Mental em Tempos Desafiadores”.

“Para além de todas as cores representativas de movimentos relacionados à saúde em meses importantes, o janeiro branco é diferente porque fala menos de doença e mais sobre qualidade de vida”, destacou Aline Alves, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HUL. “Um mês para falar da importância do prazer de andar de bicicleta, de ir para lugares que gostamos, por exemplo; para pensarmos em estar mais com a família e amigos, cuidar da alimentação só pelo prazer de se sentir bem com nós mesmos”, observou. “Atitudes simples do nosso dia a dia podem trazer o bem-estar psíquico”, lembrou a psicóloga. “Essa a mensagem que estamos ressaltando nas palestras ”, finalizou.

“Saúde física e mental andam juntas e interferem diretamente no modo de viver das pessoas”, comentou, por sua vez, Danielle Alves, psicóloga do hospital. “Sabemos que os transtornos mentais hoje incapacitam pessoas tanto quanto doenças físicas, o que nos exige pensar em formas de cuidado para além do corpo físico”, alertou. “A iniciativa do ambulatório do HUL em abraçar essa campanha demonstra a sensibilidade da equipe a essa questão”, disse. “Uma oportunidade de reflexão, conhecimento, troca de experiências de forma coletiva, acolhedora e humanizada”, observou.

A iniciativa, do Ambulatório de Especialidades do HUL, contou com a participação das psiquiatras Norma Alves e Caroline Winandy; dos psicólogos Danielle Alves, Débora Pires e Lucas Gomes; da enfermeira e responsável técnica pelo ambulatório, Amanda Vitório; do acadêmico de psicologia, Antônio Carlos; e da responsável pela Unidade de Atenção Psicossocial do hospital, Aline Alves.

Publicidade
Publicidade