PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Primeiros Socorros e BLS: Hospital Universitário de Lagarto capacita 180 profissionais de enfermagem

IMG_1306

O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) promoveu ao longo destas duas semanas os cursos de Suporte Básico de Vida, conhecido por BLS (Basic Life Support, em inglês) e de Primeiros Socorros, voltados para 180 dos seus profissionais da área de Enfermagem. A capacitação tem por base os protocolos de suporte, necessidades assistenciais e educação permanente do corpo funcional da instituição hospitalar. 

O treinamento ocorreu no auditório do Centro de Saúde Integral (Simulações e Práticas), localizado no Campus UFS Lagarto. O curso de BLS foi oferecido para seis turmas de 30 profissionais cada, com carga horária de 8 horas. E o de Primeiros Socorros para duas turmas de 90 profissionais cada, com carga horária de 4 horas. Além do aperfeiçoamento técnico, os cursos também poderão ser utilizados para fins de pontuação em progressões funcionais no HUL. 

“Esses cursos foram estrategicamente escolhidos visto que o Hospital Universitário de Lagarto faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Sergipe”, ressalta o professor Manoel Cerqueira Neto, gerente de Atenção à Saúde do HUL. “Sendo referência, portanto, para esse tipo de atendimento”. 

Professor Manoel lembra que hoje o HUL não atende apenas a região de saúde de Lagarto, mas todo o Estado. E que dessa forma os cursos de Primeiros Socorros e BLS ofertados agregam valor ao conhecimento dos profissionais, qualificando assim o melhor cuidado em favor dos usuários. “Some-se a isso o fato de sermos um hospital-escola, e esse conhecimento adquirido também será passado aos alunos/internos, estagiários e residentes que convivem no dia a dia com esses profissionais”, acrescenta.  

Para Luana Dantas, responsável pela Divisão de Enfermagem do HUL, “as capacitações são de extrema importância para o aperfeiçoamento teórico e prático dos profissionais, melhorando a qualidade da assistência e oferecendo maior segurança aos pacientes nos cuidados prestados”.

​As capacitações foram realizadas pelo Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência de Sergipe (NESES), envolvendo conhecimento teórico e prático, inclusive com utilização de encenações e de simuladores que representam atendimentos e treinam os profissionais para atuar nas práticas assistenciais no ambiente hospitalar. 

Publicidade
Publicidade