A Universidade Federal de Sergipe (UFS) mobilizou cinco professores do Departamento de Medicina para atuar na linha de frente no atendimento online a pacientes com o novo coronavírus no estado através do aplicativo Monitora Covid-19.
A ferramenta permite realizar consultas virtuais no horário das 8h às 18h, monitorar a situação de pessoas com sintomas da doença, orientar o usuário sobre riscos de contaminação, e localizar uma unidade de saúde mais próxima, caso necessite de assistência presencial.
João Cavalcante Filho, Priscilla Batista, Flávio Arcangelis, Adriana Arcangelis e Luciana Guimarães são médicos da área da família e da comunidade, e se uniram aos profissionais de saúde da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe (SES) na iniciativa de prevenção e combate à pandemia.

“Nesse aplicativo a gente faz a avaliação dos sintomas e dos riscos através de um questionário, que é respondido dentro do próprio aplicativo. De acordo com o risco que a pessoa for classificada, ela receberá o contato de um médico para dar orientações e, se necessário, esse médico pode recomendar a busca da assistência à saúde mais próxima,” explica o professor João Cavalcante, que dá aula na área de saúde coletiva.
“Os professores de medicina dos campi de São Cristóvão e Lagarto estarão compondo o grupo que dará orientações aos cidadãos. Esses professores participaram da construção da estratégia e esperam contribuir nesse enfrentamento, que é o maior enfrentamento que o sistema de saúde, o nosso sistema de saúde, o SUS, já enfrentou. Esse enfrentamento exige uma articulação de todas as instituições em defesa da vida, que é o bem mais precioso de qualquer nação,” acrescenta João Cavalcante.
Como usar?
O Monitora Covid-19 já está disponível para download nas lojas virtuais da play store. Após a instalação, é preciso fazer o cadastro com dados pessoais, como nome completo, CPF, nome da mãe, sexo, endereço, telefone e uma senha. Em seguida, o usuário é direcionado para a tela de funcionalidades da ferramenta, que reúne dados atualizados sobre o coronavírus, formulário para a identificação de sintomas, guia de isolamento residencial, e localização de unidades de saúde. Já o bate-papo com os médicos estará disponível para pessoas com médio ou alto risco de suspeita.
Parceria
O aplicativo foi desenvolvido por instituições privadas em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Nordeste, formado pelos nove governadores da região, a fim de implementar ações efetivas de enfrentamento à pandemia.





