PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Projeto Estrela Guia reforça importância do diagnóstico precoce do câncer em Simão Dias

gacc

O Projeto Estrela Guia do Grupo de Apoio à Crianças com Câncer (GACC) reuniu profissionais da saúde nesta quinta-feira (1º) para fazer um alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

“Estamos felizes em realizar mais uma ação do projeto e construir esta ponte em mais município. Neste primeiro momento reunimos os profissionais que atuam na saúde para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer. A doença tem cura mas infelizmente percebemos a deficiência da rede. A assistência ao câncer infantojuvenil fica muito à desejar e observamos que muitas crianças já chegam ao GACC com a doença muito avançada. O projeto atua exatamente para diagnosticar e começar logo o tratamento”, explica Regimari Dias, coordenadora do projeto Estrela Guia.

A segunda etapa do projeto vai levar o consultório móvel para oferecer o serviço. “As crianças que passaram por uma triagem serão atendidas. São crianças que apresentam algum tipo de suspeita. A data da ação ainda será definida. Toda a equipe de atenção básica, que é a porta de entrada do sistema de saúde, deve estar atenta aos sinas de qualquer suspeita para fazer o diagnóstico precoce para conseguimos alcançar a cura”, reforça.

Regimari adiantou que o projeto Estrela Guia vai propor ao município a realização de cursos voltados para a oncologia pediátrica. “O GACC não tira a responsabilidade do município mas trabalha em parceria com o poder público. Este primeiro momento foi muito enriquecedor. O consultório móvel vem atender às crianças e o trabalho tem que continuar”.

O médico oncologista Venâncio ministrou uma palestra sobre o diagnóstico precoce do câncer. “Foi um momento de grande satisfação falar sobre um assunto tão importante e necessário para médicos, enfermeiros e agentes de saúde. É uma das formas de tentar melhorar a atenção às crianças e explicar sobre os níveis de cura da doença para capacitar a equipe que deve ficar atenta aos sinais suspeitos para iniciar imediatamente o diagnóstico. O projeto realizado um trabalho muito importante e é sempre muito bem-vindo”.

Publicidade
Publicidade