PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Secretaria de Educação concede prazo de 72h para a SEED desocupar prédio no município de Riachão

lourival

Há mais de 18 anos, a escola Luiz Antônio Barreto, localizada no município de Riachão do Dantas, vem cedida para a Secretária Estadual de Educação, onde a mesma utilizava do prédio para recepcionar atualmente aproximadamente 550 alunos do ensino médio.

Entretanto, o DRE -2 recebeu ofício, emitido pela secretaria do município solicitando que a SEED, desocupe o prédio que está em reforma.

De acordo com a prefeita Gerana Costa, um das causas que motivou essa decisão foi o fato de que o estado não tem colaborado financeiramente com as despesas para manutenção da escola. Segundo ela, todas as contas, que são exorbitantes, de água e luz são pagas pelo município, que só utiliza o prédio em um turno, enquanto o estado usufrui maior parte, ou seja ,gera mais despesas, o prédio estava abandonado, a escola apresentava problemas de alcoolismo, vidraças quebradas, diversos vazamentos, alunos pulando muro, servidores que não cumpriam horário de trabalho.

O estado possui escola no município, de acordo com Gerana é muito mais interessante que o estado invista em sua própria escola, para que o município tenha mais liberdade e infraestrutura para investir na educação do ensino fundamental que é de responsabilidade do mesmo. Além disso, desde março do ano passado que a gestão vem cobrando do próprio estado um comodato validado, pois já não existe um, e não foi apresentado.

Outro fator que contribuiu, foi o fato de que o estado tem avançado bastante no ensino fundamental, que é de competência do município, e tem prejudicado a administração. Gerana explica que o valor repassado pelo FUNDEB, que é a verba destinada para educação, é calculado de acordo com o número de matrículas, e o município apresentou uma queda de 50% na educação.

Em 6 anos, Riachão do Dantas teve uma perda de mais de 4 mil em matrículas. Com uma ano de gestão nós conseguimos elevar mais de 1 mil. Estão sendo tomadas providências pleiteando defender o recurso do município.

Documentalmente está claro para o ministério da educação que o prédio e terreno pertencem ao município, é preciso que o mesmo tenha domínio do que é seu, declarou Gerana. Nós estamos abertos para fazer acordo com o estado, oferecemos o colégio Osman Hora, é preciso que o mesmo apresente um comodato validado, declarou.

A Diretoria Regional de Lagarto, na pessoa de Marcelo Mesquita, informou que foi feito um estudo, em seguida elaborado um relatório bem detalhado que já foi enviado para a Secretaria Estadual de Educação e aguarda uma posição da mesma, a respeito dos procedimentos que serão adotados. Com toda certeza, a SEED cuidará para diminuir possíveis danos que possam ser causados à comunidade escolar, afirmou Marcelo.

Publicidade
Publicidade