PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Secretaria de Estado da Saúde confirma casos positivos de H1N1, H3N2 e Influenza B em Sergipe

1562030

Dos 136 testes com suspeitas de virose, analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), da Rede Estadual de Saúde de Sergipe, seis apresentaram resultados positivos para H1N1, dois para H3N2 e um para Influenza B.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a análise genética de amostras foram colhidas de janeiro até a primeira quinzena de abril. Dos outros vírus respiratórios circulantes foram identificados 10 Adenovirus, quatro Parainfluenza 3, um Parainfluenza 1, um Vírus Sincicial Respiratório e um Metapneumovirus.

“Aqui no Lacen esse material é cadastrado no sistema e vai para o laboratório, onde passa pelo processo para amplificação do material para detecção da presença do vírus e sua identificação” detalhou o farmacêutico-bioquímico e gerente de Biologia Molecular do Lacen, Cliomar Alves dos Santos.

Ainda segundo o Cliomar, o diagnóstico realizado no Estado é muito importante para pacientes portadores do vírus que terão mais agilidade em seus tratamentos. E para as Vigilâncias Epidemiológicas, que além de permitir identificar novas mutações genéticas do vírus, os testes contribuem para preparação de novas vacinas.

O infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marco Aurélio Góes destacou que apesar dos registros de casos no estado não existe motivo para pânico.

“Os dados serviram para mostrar que a doença existe no estado, e que podem se manifestar em estágios mais leves ou mais graves. As pessoas devem continuar a manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos, e quem estiver gripado deve reforçar os cuidados . Já que os sintomas das doenças são semelhantes a de uma gripe comum”, disse. Ainda de acordo com ele, a gripe Ifluenza costuma se manifestar também com falta de ar, e neste caso é preciso procurar uma unidade de saúde para fazer uma avaliação.

Publicidade
Publicidade