PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipanos com CNH física podem solicitar a versão digital

cnh-qr-code-20170510-001

Desde o dia 30 de janeiro, os sergipanos já podem solicitar gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação no formato digital. A partir de maio do ano passado, os condutores que renovaram a habilitação já receberam o documento com o QR Code (código de barras bidimensional), que é necessário para iniciar o processo da CNH Digital (CNH-e).

A versão digital além de trazer mais praticidade aos condutores, tem a mesma validade de versão imprensa, mas é preciso ter o aplicativo ‘CNH Digital’ instalado no smartphone, que pode ser baixado pela Google Play Store e pela App Store.

Se na abordagem o condutor estiver com o aparelho descarregado e sem a versão impressa, vai sofrer as penalidades do Código Nacional de Trânsito, no artigo 232, que considera o ato uma infração leve, com multa de R$ 88,38, mais três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Para requerer a CNH digital, é necessário ter a versão impressa com o QR Code, que já é obtida no ato da renovação do documento. Quem só vai renovar no final do ano, por exemplo, pode antecipar o processo como explica o manual do Detran/SE.

Em Sergipe, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e a Companhia de Polícia de Trânsito (CPtran) estão aptos para realizarem a fiscalização. Somente a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju ainda não possui o sistema para fiscalizar.

Publicidade
Publicidade