PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipe busca investimentos em energia renovável no 1º dia de Missão Internacional

IMG_4229

A comitiva do Governo de Sergipe, liderada pelo governador Fábio Mitidieri, iniciou nesta segunda-feira, 13, a participação na II Missão Internacional organizada pelo Consórcio Nordeste. Até o dia 18 de maio, os governadores dos nove estados da região e suas respectivas equipes, percorrerão as cidades de Roterdã, Bruxelas e Berlim com o objetivo de discutir pautas ambientais, voltadas à sustentabilidade e emergências climáticas, além de buscar investimentos para projetos de energia renovável, especialmente o hidrogênio verde. O principal foco é destacar o grande potencial do Nordeste no processo de transição energética, não apenas no Brasil, mas no mundo, e, assim, promover o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

A primeira parada da missão foi na cidade holandesa de Roterdã, no World Hydrogen Summit 2024, maior evento internacional do mundo na área de hidrogênio verde. Na ocasião, o governador participou de uma série de reuniões, apresentações e rodadas de negócios com empresários do setor. Os encontros foram articulados pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), em sala administrada pelo Consórcio Nordeste, a fim de atrair novos investimentos para o estado.

Segundo Fábio, o propósito é fazer com que Sergipe, junto aos estados do Nordeste, seja conhecido pela potencialidade no setor de energia renovável. “Nós reunimos todas as condições climáticas e geográficas necessárias para o melhor desenvolvimento das políticas de transição energética e investimentos do hidrogênio verde, que acreditamos ser a energia do futuro. Dessa maneira, traremos para Sergipe e para o Nordeste cada vez mais investimentos, que se transformarão em emprego e renda para nossa população”, afirmou o governador.

Hidrogênio verde em Sergipe

Em reunião com a Green Energy Park, empresa de energia renovável de integração vertical, que já esteve Sergipe no mês de março para apresentar possibilidades de investimentos no setor energético, Fábio e equipe técnica foram apresentados a projetos e estabeleceram discussões iniciais a respeito da implantação do hidrogênio verde no estado.

“Este primeiro dia foi de reuniões estratégicas, buscando parceiros e investidores para que o Nordeste possa liderar esse processo de transição energética no país, já que nossa região possui matriz diversa de energia. Em Sergipe, já iniciamos tratativas sobre hidrogênio verde e colocamos o estado à disposição para poder fazer parte desse processo. Estamos confiantes que o estado tem condições de iniciar a transição”, considerou o governador.

Mitidieri também visitou o estande da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), estandes de empresas que atuam no setor de energias renováveis, e esteve presente na apresentação da Netherlands Enterprise Agency sobre a Green Port Partnership, além de se reunir com representantes da HY-5, iniciativa do governo alemão que congrega indústrias da área de hidrogênio verde.

“Quero agradecer a Apex por ter feito esse convite a nós, governadores do Nordeste, para participar de um evento que trata de um tema muito atual que é a sustentabilidade, hidrogênio verde e as políticas públicas para esse segmento. Agradeço também a parceria do Governo Federal, importante para fazermos o Brasil liderar a transição energética não somente em nosso país, mas no mundo. Também quero agradecer a nossa presidenta do consórcio, entidade que organizou essa importante missão. Quero destacar a importância desse evento para o Nordeste e reforçar mais uma vez que temos condições de liderar esse processo de transição energética mundialmente. Nosso papel aqui é justamente o de dialogar com investidores e parceiros, para que possamos fazer com que o Nordeste se torne o líder dessa transição”, completou Fábio.

A presidenta do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a alegria em ver o estado de Sergipe muito bem representado na missão. “Sem dúvida nenhuma, essa Missão Internacional é muito estratégica, considerando o potencial incomensurável que nossa região tem na área de energias renováveis. Portanto, é uma excelente oportunidade para que possamos atrair mais investimentos para o Nordeste”, pontuou.

Para o senador sergipano Alessandro Vieira, que também participa da missão, Sergipe é uma potência na produção de energia. “Nós já temos hidrelétrica, termelétrica, avançando na prospecção e exploração do gás e petróleo, mas também pensando no futuro, o hidrogênio verde, produção dessa linha toda de energia sustentável muito importante para que, no futuro, Sergipe continue avançando”, salientou.

Comitiva Sergipe

Também integram a comitiva a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Erica Mitidieri; o secretário Especial do Gabinete, Tiago Andrade; o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Júlio Filgueira; o secretário da Comunicação, Cleon Nascimento; e o diretor de Relações Internacionais da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Ademário Alves.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade
Publicidade